Home / Notícias / 1º Simpósio de Segurança do Paciente da Uniara faz sucesso entre os participantes

1º Simpósio de Segurança do Paciente da Uniara faz sucesso entre os participantes

1º Simpósio de Segurança do Paciente da Uniara faz sucesso entre os participantes

Evento foi realizado no final de 2016, na unidade I da universidade

 

O “1º Simpósio de Segurança do Paciente – Eixo Temático: Lesão por Pressão”, promovido no final de 2016 pelo curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, fez bastante sucesso entre os participantes. O encontro foi realizado na unidade I da instituição.

“O evento teve excelente repercussão, conforme dados obtidos por meio de questionário de avaliação, respondido pelos presentes, que pontuaram o alto nível de palestrantes e demonstraram interesse em outros eventos similares, com a finalidade de discussão sobre outros eixos temáticos no cenário da assistência, voltados para a Segurança do Paciente em situações clínica, cirúrgica e de urgência e emergência, como ferramenta para qualificar a assistência de enfermagem, bem como as questões de segurança do paciente na atenção primária e internação domiciliar”, destaca a professora da graduação da Uniara e uma das organizadoras do Simpósio, Adriana Aparecida Mendes.

Segundo ela, cada palestra teve sua importância no contexto geral, já que foram planejadas para serem complementares. “O ponto alto foi a oportunidade de o ouvinte participar de atividades práticas, fosse na apresentação ou nos estandes expostos, que também proporcionaram momentos de atualização sobre o tema abordado, e a demonstração de novos produtos disponíveis no mercado para tratamento e prevenção de Lesão por Pressão”, comenta.

O eixo temático escolhido para o primeiro Simpósio, o supracitado “Lesão por Pressão”, “surgiu da demanda dos discentes de Enfermagem como meio de complementar a formação profissional, pois identificaram o aumento de pacientes com limitações para movimentação, fato que predispõe a ocorrência desse tipo de lesão e que pode comprometer o processo de recuperação e reabilitação do paciente, assim como o retorno às atividades cotidianas”.

Os planejamentos para a próxima edição já estão em andamento. “A comissão organizadora está se mobilizando para o ‘II Simpósio de Segurança do Paciente’, que deverá ser realizado no segundo semestre de 2017. Quanto ao eixo temático, estamos analisando as sugestões dos participantes, com a finalidade de atender a demanda apresentada por eles, de forma que esses eventos de formação se tornem um elo constante entre universidade e sociedade, tendo em vista a Segurança do Paciente e, consequentemente, a qualidade da assistência em saúde”, finaliza Adriana.

Além dela, fazem parte da comissão organizadora os professores da graduação, Amanda dos Santos Oliveira, Cibele Correia Semeão Binotto, Natália Del’ Angelo Aredes e Rodrigo Magri Bernardes.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Veja Também

Alunos de Odontologia da Uniara promovem confraternização com seus pacientes para marcar fim dos atendimentos do ano

Evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na unidade IV da universidade Os …

Damiano Neto recebe o Título de Cidadão Araraquarense

Vice-prefeito foi homenageado pela Câmara Municipal em solenidade realizada na sexta-feira (24) Em uma Sessão …

Uniara expõe presépio com 330 peças

Abertura solene foi realizada na quinta, dia 30 de novembro, e contou com a apresentação …