Home / Notícias / Presidente Yashuda participa da cerimônia de posse do novo reitor da Unesp

Presidente Yashuda participa da cerimônia de posse do novo reitor da Unesp

Mesa da Câmara propõe título de Cidadão Araraquarense a Sandro Valentini. Natural de Martinópolis, o novo reitor desenvolveu toda carreira acadêmica em Araraquara.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico, participou nessa segunda-feira, dia 16,  da cerimônia de posse do novo reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Sandro Valentini, e do vice-reitor, Sérgio Roberto Nobre, para um mandato de quatro anos (até 2021). Os dois irão ocupar os cargos deixados por Julio Cezar Durigan (ex-reitor) e Eduardo Kokubun (ex-vice-reitor). O evento foi realizado no Teatro Santander, em São Paulo, e contou com um público de mais de 1 mil pessoas, com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do vice, Marcio França, também secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em seu discurso na cerimônia de posse, Valentini afirmou que o momento de crise econômica é uma “oportunidade de transformação” e que um de seus desafios será “inovar em todas as questões da universidade”.

Natural de Martinópolis (SP), o novo reitor desenvolveu toda sua carreira acadêmica em Araraquara, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/Unesp), instituição na qual Yashuda também se formou farmacêutico. Valentini foi diretor da FCF.

“Conheço o Sandro desde o período que estudei na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. Ele é muito inteligente, capacitado e determinado. Sua eleição é motivo de júbilo para Araraquara e tenho a certeza que vai realizar uma excelente gestão na Reitoria. A Unesp está entre as melhores universidades do Brasil e, para além do ensino, pesquisa e prestação de serviços de elevada qualidade, tem importantes parcerias com os municípios onde está instalada, inclusive Araraquara. Cito como exemplo aqui em Araraquara, o convênio da Unesp com a Câmara Municipal para a realização do Parlamento Jovem, por meio da Escola do Legislativo”, disse o presidente da Câmara.

Yashuda comunicou ao novo reitor a propositura da Mesa Diretora da Câmara para lhe conceder o título de Cidadão Araraquarense. Valentini expressou seu orgulho e agradeceu a proposta de lhe conceder a honraria.

Também estiveram representando Araraquara na cerimônia, o prefeito Edinho Silva (PT), deputada estadual Márcia Lia (PT), diretores e professores das unidades da Unesp em Araraquara.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a Unesp é a universidade da inclusão. Cerca de 48% dos alunos são de escola pública. “Uma grande alegria estar aqui na posse dos novos reitores. Nós vamos ter um grande diálogo, ouvir a universidade, que é o centro da reflexão e do debate”, afirmou Alckmin.

O novo reitor

Formado em Farmácia-Bioquímica pela FCF/Unesp de Araraquara. Ingressou na Unesp como auxiliar de ensino em 1987. Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp, doutorado em Bioquímica pela USP, doutorado Sanduíche no Massachusetts Institute of Technology – MIT/EUA, pós-doutorado na Harvard University/EUA, livre-docente em Microbiologia e professor titular em Microbiologia e Biologia Molecular. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1D.
Autor de 75 artigos completos em periódicos indexados e 225 resumos publicados em anais de eventos científicos. Coordenou 27 projetos de pesquisa com financiamento de agências de fomento, com destaque para um Jovem Pesquisador e dois temáticos, financiados pela Fapesp. Participou como pesquisador responsável de dois projetos no programa Genoma da Fapesp. Supervisionou 10 estágios de pós-doutorado e concluiu a orientação de 40 trabalhos de iniciação científica, cinco dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado. Foi tutor do Grupo PET – Farmácia.
Participou de uma das reformas curriculares do curso de Farmácia-Bioquímica e da concepção e da viabilização do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Foi diretor e atualmente é co-editor da Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada. Membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular – SBBq. Eleito vice-chair (2017) e chair (2019) da Gordon Research Conference on Polyamines, nos Estados Unidos.
Foi vice-diretor e diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), câmpus de Araraquara. Atuou como presidente da Comissão de Custeio e como vice-presidente e presidente do Fórum de Diretores da Unesp. Participou da revisão dos parâmetros de subquadro, incluindo a reorganização de seções na estrutura administrativa da universidade. Atuou também como membro da Comissão de Avaliação da Capes, na área de Farmácia. Coordena o programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia e atua como membro da Câmara Central de Pós-Graduação (CCPG) e do Conselho Universitário da Unesp.

O novo vice-reitor

Formado em Matemática pela Unicamp. Ingressou na Unesp como auxiliar de ensino em 1986. Mestrado em Educação Matemática pela Unesp, doutorado em História da Matemática pela Universidade de Leipzig/Alemanha, pós-doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität Munique/Alemanha, livre-docente e professor titular em História da Matemática.
É membro efetivo da Academia Internacional de História da Ciência, Paris/França e editor da Revista Brasileira de História da Matemática. Foi aprendiz de mecânica-geral no Senai e ferramenteiro matrizeiro na Robert Bosch do Brasil. Trabalhou como Instrutor de mecânica-geral e professor de Desenho Técnico Industrial na Escola Senai. Foi professor de matemática na rede de ensino particular de Campinas. Foi Tutor do Grupo PET – Matemática, pesquisador convidado do Max-Planck-Institut, Berlin/Alemanha e coordenador local do Procad – Rede de Cooperação Acadêmica em Educação Matemática e História da Matemática UFRN/Unesp.

 

Veja Também

Alunos de Odontologia da Uniara promovem confraternização com seus pacientes para marcar fim dos atendimentos do ano

Evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na unidade IV da universidade Os …

Damiano Neto recebe o Título de Cidadão Araraquarense

Vice-prefeito foi homenageado pela Câmara Municipal em solenidade realizada na sexta-feira (24) Em uma Sessão …

Uniara expõe presépio com 330 peças

Abertura solene foi realizada na quinta, dia 30 de novembro, e contou com a apresentação …