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ABATur defende registro do patrimônio levantado na CEE Parque dos Trilhos

Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal de Araraquara – CEE Parque dos Trilhos esteve reunida no Plenarinho da Casa Legislativa, em 10 de agosto de 2017 para tratar da temática, Patrimônio Ferroviário de Araraquara.

Com 12 anos de existência, a CEE Parque dos Trilhos, possui representatividade consultiva de diversos setores da sociedade civil, entidades, instituições e órgãos públicos. Acumula levantamentos técnicos por especialistas em suas respectivas áreas do conhecimento, através de trabalhos, pesquisas, propostas e projetos apresentados para ocupação da orla ferroviária e relacionam recortes da memória cultural e do patrimônio histórico ferroviário de Araraquara.

O presidente da ABATur lembrou que a Estação de Bueno de Andrada foi primeira parada da EFA e questionou a prefeitura sobre a falta de ações executivas para tomada de medidas protetivas municipais visando preservar o entorno e o que ainda existe da linha férrea no trecho municipal em perímetro urbano de Araraquara, que devem ser registrados no Acervo Público municipal, sugerindo a elaboração de Lei específica, como forma de salvaguarda patrimonial para acautelamento do patrimônio levantado através da CEE Parque dos Trilhos. Foi montada uma Comissão específica para vistoria de seleção de servíveis do patrimônio ferroviário que já está relacionado pela CEE, com a participação do Compphara – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio, para elaboração de um laudo técnico.

Ocorre que estão sendo retirados paulatinamente os trilhos e dormentes das linhas férreas desativadas no trecho municipal que está sendo desativado para o transporte de cargas. Interromper a circulação de trens de carga em perímetro urbano na área central não significa ‘remover os trilhos’ como está sendo divulgado pela prefeitura. Existem propostas de projetos para revitalização da orla ferroviária, que precisam ser esclarecidas para a população de maneira responsável. Medidas protetivas são necessárias e urgentes, considerando os estudos de projetos para ocupação da orla ferroviária, que prevê a implantação do Trem Turístico e o transporte de passageiros sobre trilhos.

A Estação Ferroviária de Bueno de Andrada, datada de 1898, está com rachaduras na parede central que sustenta o prédio e atinge o pilar central de sustentação, dentre outros problemas, o forro está caindo e o telhado desmanchando e precisa ser restaurada. E a planta baixa municipal da Estação Ferroviária exclui a casa anexa que divide parede e faz parte do conjunto da mesma construção. A prefeitura informou ao Ministério Público que serão realizadas medidas paliativas para tapar e disfarçar as rachaduras na Estação Ferroviária e não se manifesta sobre os imóveis anexos na plataforma de embarque e desembarque que fazem parte do mesmo conjunto, relacionados em Inquérito Civil junto ao MPF.

“O Patrimônio Cultural é tão importante que todo ente federado tem obrigação de protegê-lo e os municípios têm sua responsabilidade em se tratando de interesse local”, ressalta, Théo Bratfisch, presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, membro da Comissão CEE Parque dos Trilhos. Bueno de Andrada pode ser considerado ‘ponto atrator’ de Turismo e ‘indutor’ ao Turismo Rural no município, que se estrutura como a segunda atividade turística que está sendo estruturada em cadeia produtiva do setor.

Atualmente, três inquéritos civis públicos distintos, através do Ministério Público Federal – MPF, requerem medidas protetivas para preservação do patrimônio histórico-arquitetônico e cultural no meio rural de Araraquara, em Bueno de Andrada e assentamento rural Horto de Bueno, no assentamento rural Bela Vista do Chibarro e na Usina Tamoio, todos tratam da preservação de patrimônio do Brasil, quer seja acautelado em âmbito do Município, Estado ou pela União.

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