Home / Gastronomia / Alunas de Nutrição da Uniara preparam receitas com alimentos funcionais

Alunas de Nutrição da Uniara preparam receitas com alimentos funcionais

Atividade foi realizada na última sexta-feira, dia 10, na Cozinha Experimental da instituição

Na última sexta-feira, dia 10 de abril, alunas do quarto ano do curso de Nutrição do Centro Universitário de Araraquara – Uniara prepararam diversas receitas com alimentos funcionais. A atividade, supervisionada pelas docentes Patrícia Meciano Simone Barreto e Graziela Alves Zanotto Lopes, foi realizada na Cozinha Experimental, localizada na unidade I da instituição.

As receitas podem ser visualizadas no endereço http://goo.gl/QbPl3F.

Elas explicam que alimentos ou ingredientes funcionais são aqueles que, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos metabólicos benéficos à saúde quando consumidos como parte da dieta usual. “Os nutrientes considerados funcionais são utilizados na prevenção e até mesmo no controle de doenças, especialmente nas crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doença cardíaca e neoplasias, bastante relacionadas ao envelhecimento”, relatam.

Para que os benefícios sejam alcançados, as professoras mencionam que o consumo desses alimentos deve ser regular. “A orientação é que as pessoas passem a utilizar mais vegetais, frutas e cereais integrais em sua alimentação, já que grande parte dos componentes ativos estudados está contida neles”, dizem.

Funcionais amarelos e laranjas: betacaroteno (mousse de carambola, pimentão amarelo recheado com estrogonofe light)

“O betacaroteno é um dos mais de seiscentos caratenóides conhecidos existentes na natureza. Esses são os pigmentos que vão do amarelo ao vermelho e que estão distribuídos generalizadamente entre as plantas. Cerca de 50% deles potencialmente podem fornecer atividade de vitamina A, sendo assim referidos como caratenóides de provitamina A. O betacaroteno é a mais abundante e a mais eficaz provitamina A nos nossos alimentos”, detalham Patrícia e Graziela.

Elas salientam que muitos cientistas acreditam que o consumo de frutos e vegetais ricos em betacaroteno exerce um efeito protetor contra o desenvolvimento de certos cânceres. “Uma elevada ingestão desse nutriente tem sido associada com um decréscimo na incidência de certos cânceres, especialmente o de pulmão. Estudos sugerem que o betacaroteno reduz o risco de doenças coronárias. O conteúdo em betacaroteno de frutas e vegetais pode variar dependendo da estação e do grau de amadurecimento. A biodisponibilidade do betacaroteno a partir das frutas e vegetais depende do método de preparação antes da ingestão”, afirmam.

As melhores fontes de betacaroteno, segundo elas, são os vegetais e frutas de forte tom amarelo/laranja, como cenouras, batatas-doces, abóboras, melões, papaias, mangas, carambolas, nectarinas e pêssegos.

Funcionais verdes (omelete de espinafre, suco verde de maçã e água de coco)

As docentes colocam que os alimentos de cor verde como vegetais folhosos, pimentão, brócolis e ervas são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, pois contêm cálcio, clorofila, vitaminas C e A e outras substâncias com alguns benefícios. “Desintoxicam as células; inibem radicais livres que causam danos às células e várias doenças; previnem o câncer e ajudam a proteger o coração; fortalecem o cabelo e ajudam a manter a pele jovem; fortalecem o sistema imunológico; e contribuem com a saúde dos ossos, dentes e músculos”, apontam.

Além disso, as professoras destacam que o consumo regular de verduras variadas – pelo menos três tipos por dia – auxiliam na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar catarata. “Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental e auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes. O fitoquímico encontrado em alguns alimentos desse grupo ajuda na prevenção do câncer de próstata”, comentam elas, mencionando como exemplos : abacate, abobrinha verde, almeirão, a alface, azeitonas verdes, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve de bruxelas, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, pepino, pimentão verde, quiabo e espinafre, entre outros de coloração verde escura.

Funcionais brancos (suco de limão com pera e banana, escondidinho de inhame com queijo e alho poró)

“São ricos em substâncias anti-inflamatórias, antifúngicas e antitumorais. Sua cor branca é resultante da flavina rica em minerais, como cálcio e fósforo, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas”, esclarecem Patrícia e Graziela.

São considerados alimentos funcionais brancos e óleos: soja, alho, cebola, cereais integrais (principalmente aveia), peixes, couve flor, chá branco, pré e probióticos (açucares fermentáveis, iogurtes e leites fermentados), óleos de peixes, azeite extra virgem, óleo de girassol e óleo de coco.

Funcionais vermelhos (massa de panqueca de beterraba, suco vermelho antioxidante)

As professoras explicam que, nesses alimentos, a principal substância é o licopeno, que tem efeito antioxidante, reduz os níveis de colesterol do sangue e ainda é o responsável pela cor avermelhada que caracteriza o alimento. “Recentemente, o licopeno foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento do câncer de próstata. Contudo, esses alimentos têm ainda em sua composição a antocianina, que é uma substância que produz estimulações à nossa circulação sanguínea”, dizem.

São exemplos de alimentos funcionais vermelhos: tomate, morango, goiaba vermelha, melancia, caqui, pimentão vermelho, cereja e pimenta vermelha, entre outros.

Veja Também

Todos querem ser chef

Workshop de culinária é tendência para promoção da boa gastronomia  Existe uma hierarquia interna nas …

Araraquara não tem Conselho Municipal de Turismo

Nova placa de sinalização turística para o distrito rural de Bueno de Andrada provoca debate …

LOS BIGODES DE FRIDA – ARARAQUARA

Delicias da gastronomia mexicana em clima de festa em Araraquara, um espaço acolhedor avenida Professor …