Home / Moda / Aluno de Design de Moda da Uniara reaproveita roupas usadas para confeccionar figurino de peça de teatro

Aluno de Design de Moda da Uniara reaproveita roupas usadas para confeccionar figurino de peça de teatro

O estudante do terceiro ano do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Murilo Rangel, optou por reaproveitar roupas usadas para confeccionar o figurino usado na peça de teatro “Quixotes”, da Cia. Cais do Porto, apresentada durante a Semana Luís Antonio Martinez Corrêa deste ano, no Palacete das Rosas.

“A Cia. entrou em contato comigo para criar o figurino do espetáculo e, após algumas reuniões, fui apresentado à história e ao conceito idealizado pelo grupo. O diretor me deixou livre para criar e confeccionar. A partir das informações iniciais sobre a peça, reuni referências visuais para a composição de um painel temático, de cores, formas e texturas”, conta o aluno.

Após todo o processo, ele conta que optou por confeccionar os figurinos somente com reaproveitamento de roupas e artigos de vestuário antigos, “garimpados em brechós”. “Foi preciso desmembrar todas as peças para que fosse possível construir algo novo e atribuir funções diferentes às peças iniciais”, comenta Rangel, detalhando que foram criados looks com aviamentos, por meio da construção de maquetes têxteis, com lãs, além de rendas, com entrelaçamento de trama e urdume.

Da criação à confecção, o estudante recorda-se de que precisou passar por algumas etapas, “como as difundidas pelo curso de Design de Moda, como por exemplo o planejamento e o desenvolvimento de uma coleção”. “Análogo a uma coleção de roupas, a criação de figurinos também necessita de pesquisa, temática, cartela de cores, materiais, formas e texturas, além de necessitar de um direcionamento específico para determinado público, tipos de corpos e a função desejada das peças, entre outros”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas no endereçowww.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.