Home / Notícias / Aluno de Engenharia de Computação da Uniara é contratado por empresa da Irlanda

Aluno de Engenharia de Computação da Uniara é contratado por empresa da Irlanda

Matheus da Silva Rosa irá atuar como engenheiro de dados na companhia Cainthus

aluno-de-engenharia-de-computacaoO estudante do quinto ano do curso de Engenharia de Computação da Universidade de Araraquara – Uniara, Matheus da Silva Rosa, foi contratado comodata engineer (engenheiro de dados) para trabalhar na empresa Cainthus, na Irlanda. Sua mudança para o país está programada ainda para o mês de outubro, quando se forma na graduação.

Ele conta que a oportunidade surgiu por meio da plataforma LinkedIn. “Umheadhunter (recrutador) entrou em contato comigo e enviou uma mensagem com a descrição do cargo. Basicamente, meu trabalho será desenvolver um sistema que processe uma grande massa de dados, resultantes de processamento de imagens e geolocalização, de forma performática, ou seja, um sistema que seja capaz de receber uma grande entrada de dados e processe tudo isso muito rapidamente”, detalha.

A conquista “representa uma oportunidade de desenvolvimento de carreira que implica em obter novos desafios”. “(Pretendo) construir um novo e bom ambiente de trabalho em uma empresa que oferece várias oportunidades de crescimento para minha carreira profissional”, completa.

A base do conhecimento adquirida na Engenharia de Computação da Uniara foi algo bastante positivo, como aponta Rosa. “A graduação está solidamente estruturada em disciplinas básicas, tecnológicas, complementares e humanísticas, e exige do aluno a preparação de um profissional capaz de atingir o sucesso em um ambiente desafiador no mercado de trabalho”, afirma.

Em relação ao profissional da área, o estudante coloca que “deve ser plenamente capacitado a ser e se conhecer como um agente transformador, provocador de mudanças por meio da adição de novas tecnologias, propondo novas iniciativas e atividades, e objetivando sempre um aumento na qualidade das condições de vida e de trabalho para todos os que dependem do seu critério, caráter e desempenho profissional”.

Rosa aproveita para dar algumas dicas aos estudantes da graduação que buscam oportunidades no exterior. “Aprenda inglês e pratique muita leitura, comunicação e escrita; crie um perfil no LinkedIn, pois muitos recrutadores estão lá em busca de profissionais na área de TI; mantenha esse perfil sempre atualizado e com versões em português e em inglês, colocando essa última como padrão, e tenha o currículo em PDF (também nas duas línguas), porém, com suas experiências bem mais detalhadas”, recomenda.

Acomodar-se não está nos planos do estudante. “Nada na vida pode ser realizado sem a determinação inicial dos seus objetivos. Acredito que alcancei um dos meus, mas ainda há muito pela frente. Continuo trilhando meu caminho com muita dedicação e esforço, para alcançar outros objetivos. E não poderia deixar de prestar as minhas homenagens à Uniara, à qual sou grato. Tenho certeza de que as pessoas que fazem parte dessa equipe de colaboradores sempre lutam em prol do sucesso de cada aluno. Obrigado por tudo!”, finaliza.