Home / Notícias / Alunos da Uniara viajam com delegação brasileira aos EUA para participar do NMUN-ONU

Alunos da Uniara viajam com delegação brasileira aos EUA para participar do NMUN-ONU

Evento é a maior simulação das atividades da ONU

A delegação brasileira que irá participar do National Model United Nations – NMUN 2016 partirá para Nova Iorque, nos Estados Unidos, na quarta-feira, dia 16 de março. O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas, é considerado a maior simulação de suas atividades. O grupo conta com os estudantes de Direito do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Heloísa Neves Ravenna Picazo e Gabriel Iusi Fernandes Carregã, e com a aluna de Administração da instituição, Mayara Mammini, além do coordenador do projeto no Brasil, Fernando Rugno, da coordenadoria dos cursos de extensão de Dirieto.

O evento é uma parceria entre a Uniara e a Associação Diplomatici Brasil. A edição 2016 será dividida em duas frentes, o “Change the World Model United Nations – CWMUN” e o “NMUN Nova Iorque”.

Heloísa comenta que suas expectativas são grandes. “Estou bastante ansiosa. Acho que será muito legal, já que tenho esse sonho de lidar com esse tipo de questão internacional”, diz.

Nas atividades do NMUN, os participantes defendem interesses e propõem soluções para problemas de países diferentes dos de suas nacionalidades. No caso do Brasil, o país defendido será Honduras. “É muito bom para se conhecer outras nações. Às vezes há problemas lá que você não imagina e que, muitas vezes, são semelhantes aos daqui. Inclusive, uma solução proposta no evento pode servir para nossa realidade, de modo que, de repente, podemos até ajudar nosso país”, destaca Heloísa.

Para Mayara, a oportunidade proporciona tanto seu crescimento cultural quanto profissional. “É um incentivo para nós. Tivemos que fazer uma pesquisa nos âmbitos político e econômico de Honduras e foi bem interessante. Conhecemos um país um pouco mais necessitado e, além disso, terei a oportunidade de treinar meu inglês”, declara.

Rugno participa do NMUN desde sua primeira edição. “Estamos mais um ano nesse desafio da ONU. Também teremos estudantes da Universidade Federal do Mato Grosso e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – Ibmec do Rio de Janeiro. É uma delegação um pouco menor neste ano, mas o grupo está muito bem preparado e empenhado”, afirma.

A preparação dos estudantes foi intensa. “Houve treinamentos em português e, mais atualmente, em inglês, via online, recurso que ainda não havia sido utilizado nos outros anos”, comenta o coordenador, ressaltando que, em 2016, o NMUN será todo realizado exclusivamente na sede da ONU.

Para ele, a iniciativa é muito importante, pois faz com que os alunos se desenvolvam intelectualmente e tenham acesso aos principais problemas mundiais. “Trata-se de uma oportunidade única, que oferece aos participantes uma experiência singular, e também é uma importante referência para o currículo profissional”, complementa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173 ou também pelo e-mail diplomatici.brasil@gmail.com.