Home / Notícias / Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara visitam hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta

Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara visitam hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta

Atividade, realizada no final de abril, foi supervisionada pelo professor Marcelo Ravelli

No final de abril, alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara fizeram uma visita técnica à unidade hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também chamada de Porto Primavera, em Rosana, São Paulo, na divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná. A atividade foi supervisionada pelo professor da disciplina “Energia e Eletrificação Rural”, Marcelo Ravelli.

Ele conta que, na viagem de três dias, foi possível conhecer os projetos da unidade e o processo de geração de eletricidade, por meio das turbinas na água. “Hoje, a unidade também tem projetos para a obtenção de energia por meio do sol, com a utilização de painéis solares, sendo que há estudos para analisar a rentabilidade e a viabilidade de produção de eletricidade. Vimos também flutuantes que são testados na própria lagoa, painéis terrestres e tecnologias de painel de célula geradora, entre outros pontos”, relata.

O local foi escolhido para a visita, segundo o docente, por ter uma gama de projetos geradores. “Já era uma hidrelétrica, e esses projetos que ocupam determinada área estão sendo instalados e testados lá mesmo. A informação que recebi é de que, até agosto, será concluído o de geração de energia por meio do vento, a turbina eólica”, diz.

No aspecto ambiental, Ravelli comenta que há produção de mudas, laboratórios de armazenamento e coleta de sementes da mata que existia antes da construção. “Eles reproduzem espécies apenas nativas e é feita uma seleção criteriosa. Assim, reflorestam o que foi ocupado pela água na época da construção da unidade”, explica.

Outro destaque dado pelo professor é o cuidado com a fauna do rio. “Existe um elevador e uma escada para peixes, que precisam subir o rio”, esclarece.

Ravelli finaliza mencionando que também fizeram um passeio de barco e chegaram a um ponto em que foi possível ver os três estados, perto de onde a hidrelétrica está situada.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.