Home / Notícias / Alunos de Medicina da Uniara arrecadam grande número de itens em trote solidário

Alunos de Medicina da Uniara arrecadam grande número de itens em trote solidário

Doações serão entregues ao Caibar Schutel, à Vila Vicentina e ao Lar Nosso Ninho

O Diretório Acadêmico Medicina Uniara – D.A.M.U. da Universidade de Araraquara promoveu o “Trote Solidário Calouro Humano” e arrecadou um grande número de itens, que serão direcionados a diferentes instituições filantrópicas. Ainda neste mês, as arrecadações serão entregues ao hospital psiquiátrico Cairbar Schutel, ao asilo Vila Vicentina e à residência terapêutica Lar Nosso Ninho. A iniciativa do D.A. é executada semestralmente.

Na ação, foram angariados 209 peças de roupas/sapatos, 18 quilos de arroz, 24 pacotes de macarrão (500 gramas cada), 17 quilos de açúcar, 500 gramas de farinha de milho, 3 pacotes de fubá (500 gramas cada), 9 quilos de feijão, 9 litros de leite, 2 pacotes de milho, 1 quilo de polvilho, 4 quilos de farinha de trigo, 4 quilos de farinha de mandioca, 2 latas de sardinha, 5 litros de óleo, 1 quilos de sal, 2 achocolatados em pó, 2 pacotes de gelatina, 500 gramas de canjica, 3 quilos de molho de tomate, 3 pacotes de bolacha recheada, 2 latas de leite condensado, 12 sabonetes, 1 detergente e 1 pasta de dente.

Também foram realizados um cadastro para doação de medula óssea e quatro doações de sangue, além da doação de 715 unidades de remédios à Farmácia Popular.

A estudante do segundo ano da graduação, Letícia Maria do Prado Faria, explica que o evento tem o intuito de proporcionar não só o primeiro contato dos ingressantes com o ambiente acadêmico, como também a aproximação entre calouros e veteranos, a imersão ao trabalho voluntário, a conscientização e a humanização de todos envolvidos, “o que possibilita experiências únicas”.

“Evolve a participação dos calouros de Medicina e discentes do segundo semestre.  O trote solidário é organizado em duas etapas: na primeira, realizada no dia 13 de fevereiro, os calouros foram liberados das suas atividades letivas e divididos em quatro equipes – azul, rosa, vermelha e verde –, lideradas por alunos do segundo semestre. Todos saíram para arrecadar alimentos, itens de higiene pessoal e roupas pelos bairros da cidade de Araraquara”, conta a estudante.

A segunda etapa, de acordo com ela, consistiu nas visitas ao asilo Vila Vicentina e ao Lar Nosso Ninho, realizadas no dia 2 de março. “Os calouros foram divididos em dois grupos, acompanhados por estudantes do segundo ano e membros do D.A.M.U., e direcionados, cada um, para um local. Somada a essas etapas, são feitas também doações de sangue abertas para qualquer participante se voluntariar”, relata.

Letícia explica que cada tarefa realizada corresponde a pontuações específicas, somadas ao final das atividades para se determinar uma equipe campeã. “A cada semestre, adicionamos experiências diferentes. Uma caloura nos doou remédios e outra aluna se cadastrou para doação de medula óssea. Essas duas experiências foram inovadoras para o nosso cronograma e nos deixou extremamente felizes, já que percebemos o quão longe podemos ir, o quanto podemos transformar não só as vidas dos beneficiados pelo projeto, como também as dos próprios estudantes envolvidos”, ressalta.

Os vencedores do trote solidário recebem um prêmio de incentivo definido pela diretoria do D.A.M.U. “A ideia não é premiar uma equipe campeã, isso é um estímulo, já que o cerne do nosso projeto envolve poder despertar empatia, sensibilidade e solidariedade aos futuros médicos, além, claro, do benefício ao próximo”, enfatiza a aluna.

Ela faz questão de mencionar que, neste semestre, houve a participação de 37 estudantes do módulo 1, dezesseis do módulo 2 (segundo semestre do primeiro ano) e dez do módulo 3 (primeiro semestre do segundo ano).

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereçowww.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

 

Classificação

– 1º lugar: equipe vermelha – 414,5 pontos

– 2º lugar: equipe azul – 308 pontos

– 3º lugar: equipe rosa – 292 pontos

– 4°lugar: equipe verde – 156,5 pontos