Home / Turismo / Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo, ligado à Uniara, realizam aula prática e visita técnica a Brotas

Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo, ligado à Uniara, realizam aula prática e visita técnica a Brotas

Atividades foram ministradas na última semana

Na última semana, alunos do I módulo do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto de Educação São Bento, ligado à Universidade de Araraquara – Uniara, realizaram sua primeira aula prática, na disciplina “Fundamentos de Turismo e Hospitalidade”, ministrada pela coordenadora Nádia Pizzolitto.

“Eles puderam ter as primeiras noções de técnicas de guiamento e realizaram um city tour. Já os estudantes do III módulo fizeram a monitoria do roteiro, colocando em prática seus aprendizados”, conta a docente.

Já no último sábado, dia 29 de maio, os estudantes do III módulo foram a Brotas, como primeira visita técnica obrigatória, supervisionados pela professora Alessandra Aleixo dos Santos. “Partimos do Centro de Artes da Uniara, visitamos o Museu do Café, que funciona no Centro Cultural da cidade, e seguimos para o sítio ‘Cachoeira 3 Quedas’, onde conhecemos as três cachoeiras, a área de camping e os chalés do local”, relata a professora.

Ela comenta que os alunos conversaram sobre a infraestrutura de Brotas, seus aspectos econômicos e geográficos, e suas curiosidades, e tiveram um almoço com legumes e verduras plantados no sítio. “Seguimos para o Parque dos Saltos, onde funcionaram a primeira hidrelétrica do estado, a única danceteria da cidade, a Zuma, o Museu do Calhambeque, o Museu Bozo D’Água, o Cine São José, administrado pela família do cantor Daniel e, por fim, a Casa da Cachaça e o Museu do Caipira, que emocionam seus visitantes por conterem objetos que os fazem recordar do passado”, detalha.

Antes do retorno da visita técnica, Alessandra menciona que todos passaram pelo Centro de Estudos do Universo – CEU e pelo hotel fazenda Areia que Canta. “Foi uma viagem bem tranquila, na qual puderam colocar em prática os ensinamentos teóricos aprendidos em sala de aula, como embarque e desembarque de passageiros, speeches inicial e final, e também como servir o lanche de bordo”, finaliza.

Matrículas abertas

Nádia aponta que o diferencial do Curso Técnico em Guia de Turismo “é o fato de que os estudantes recebem a carteira de Guia de Turismo emitida pelo sistema CADASTUR, o que permite sua atuação profissional em qualquer lugar do Brasil e também em outros países da América do Sul”.

“Além das disciplinas específicas relacionadas ao mercado do turismo – Introdução ao Turismo, Meios de Hospedagem, Agenciamento, Eventos e outras -, também constam na grade disciplinas como Empreendedorismo, Ética, Sustentabilidade, Marketing, Português, Informática, Inglês e Espanhol. É um curso com uma grade variada, que proporciona ao aluno uma formação completa para o mercado”, destaca a coordenadora.

Para a matrícula, os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar de ensino médio ou declaração de conclusão do ensino médio, reservista, título de eleitor e duas fotos 3X4.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, às 19h, no Centro de Artes da Uniara (avenida Feijó, 122, no Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-7400, pelo e-mail guiaturismo@uniara.com.br ou pelo endereçowww.uniara.com.br/guiaturismo.

Veja Também

Alesp aprova os primeiros municípios de interesse turístico

Municípios passam a ter o direito de receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios …

ABATur participa do Comtur

Câmara Municipal inclui entidade pioneira e representativa para Cultura e Turismo Rural com ênfase na …

Ushuaia Terra do Fogo no Fim do Mundo

Onde tudo começa, Ushuaia, o lugar mais austral do mundo, a ultima cidade ao sul …