Home / Notícias / Araraquara terá Centro de Alerta de Desastres Naturais

Araraquara terá Centro de Alerta de Desastres Naturais

Chediek e Nino Mengatti demonstraram equipamento em operação na cidade de Cabrália Paulista para empresários locais

 A cidade de Araraquara terá um Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais – Ciaden provavelmente em 90 dias, por meio de investimentos de empresários locais e do trabalho do Vereador Elias Chediek (PMDB), do Secretário de Segurança Pública Nino Mengatti e do coordenador da Defesa Civil em Araraquara Edson Alves.

Chediek e Nino levaram representantes de empresas da cidade acompanhados da equipe da Defesa Civil e do coordenador Regional, Amarildo Calegari, para conhecer o Ciaden de Cabrália Paulista, na região de Bauru, que consegue prever, com até seis horas de antecedência, a ocorrência de eventos naturais que podem causar desastres, como enchentes, queimadas e incidência de raios em 29 cidades da região.

A comitiva de Araraquara foi recepcionada pelo prefeito de Cabrália Paulista, Odemil Camargo (PSB); pelos vereadores Antonio Consalter e José Quintana; pelo coordenador técnico do Ciaden, Professor Lourenço Magnoni Junior; e pelos operadores do equipamento e sistema, o geógrafo Evandro Cavarsan e o 2º Sargento PM Rafael de Marcos.

Na Ocasião os operadores explicaram detalhes do sistema Terra MA2, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espacial – Inpe e que pode ser adquirido gratuitamente, mediante tramitação legal, junto com treinamento, qualificação e atualização dos softwares. “Araraquara já tem o espaço físico, que fica na Secretaria de Segurança. Só precisamos de investimento para adquirir os equipamentos e mobiliário”, ressaltou Nino, explicando que a meta é monitorar 26 cidades da região central.

Chediek destacou a importância do Ciaden para a cidade, já que ele dará informações antecipadas do que poderá ocorrer no clima, e assim será possível criar ações de segurança e formas de prevenir enchentes, incêndios e, principalmente, salvar vidas.

Para ele a conquista é muito importante, uma vez que vem lutando para trazer o Ciaden para Araraquara desde 2011. “Sinto como se estivesse colhendo os frutos de um trabalho longo, mas gratificante. Saber que a população de Araraquara pode receber informações antecipadas e se precaver contra desastres naturais por conta, entre outras coisas, de um trabalho que envolve a Defesa Civil, a Secretaria de Segurança, empresários e o Poder Legislativo é recompensador”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *