Home / Cultura / Artista plástico Carlos Rezende realiza exposição gratuita em Araraquara

Artista plástico Carlos Rezende realiza exposição gratuita em Araraquara

Araraquara, novembro de 2017. – A partir deste mês, o artista plástico Carlos Rezende apresenta um novo projeto em Araraquara. Intitulada ‘Anatomia da Linguagem’, a mostra traz 42 obras autorais em uma exposição gratuita e aberta ao público.

Segundo o artista, a mostra é um trabalho sobre linguagem, construído a partir de diversos elementos, como mapeamentos, lugares, geometria, conexão, ensaios e analogias. O desenvolvimento da exposição é o resultado do trabalho de pesquisa do artista iniciado em Roma no ano de 2001 efinalizado no Brasil no início de 2012.  O ponto de partida foi a leitura de livros antigos de anatomia, consultados, principalmente, no acervo da Biblioteca Pública de Roma e da Biblioteca Nacional de Paris. A pesquisa considerou estudos dos desenhos de anatomia antes do aparecimento dos registros eletrônicos.

“Nesta mostra, tudo está sendo trabalhado a partir de elementos visuais, para criar uma narrativa baseada na minha vivência, influências e personalidade. Anatomia da Linguagem é também uma crônica visual tendo como personagem protagonista a linha, desde seu registro rudimentar até ela ser transformar em equação matemática para uso nos aplicativos de projeto em design. Faço uma análise das formas e dos elementos da linguagem. Não só o que é registrado, mas sim o metafísico”, explica o artista plástico.

A exposição terá abertura no dia 23 de novembro, às 18h, na Casa da Cultura. As visitações seguem até o dia 15 de dezembro, das 9h15 às 20h45, de segunda a sexta-feira. Há também a possibilidade de agendar visitas guiadas.  A arte-educadora Débora Andrade será a responsável pelo programa educativo, voltado para escolas do município e da região e que tem como objetivo despertar nos jovens percepções diferentes sobre o mundo e seu cotidiano, incentivando o pensamento crítico.

O projeto conta com o patrocínio da Transportadora Pituta, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, tem parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Araraquara e é uma realização da ComTexto Cultural.

Sobre Carlos Rezende

Artista multidisciplinar, formação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU – USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Estudou afrescos e história da arte na Accademia di Belle Arti di Roma, na Itália. É sócio-fundador, junto com Andréa Bersanetti, da A2 Arquitetura e Arte Contemporânea de Araraquara, escritório e estúdio onde trabalha desde 2002 e que se tornou referência em projetos institucionais (universidades, hospitais, bancos, clubes, laboratórios e clínicas médicas) e residenciais no Estado de São Paulo. Rezende é muralista, desenhista, gravador e autor do livro “Os Véus, A.”, Edição Autoral, 2011. Artista do circuito internacional, com exposições em Cingapura, Roma, Hong Kong e recentemente Zurique, na Suiça, 2 a 17 de novembro, na Raumreolon, “Patterns Project, paintigs and drawings”.

Web Site: http://carlosrezendestudio.com

Serviço:

Exposição Anatomia da Linguagem – Abertura

Data: 23 de novembro

Horário: a partir das 18h

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa – R. São Bento, 909 – Centro, Araraquara (SP)

Permanência até 15/12/2017.

Entrada gratuita

Veja Também

Produtor do NEAD da Uniara ministra oficina voltada à área audiovisual, em Portugal

Atividade será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, na cidade de Torres …

Artista de rua surpreendido por Steven Tyler participou do Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados recebeu nessa semana, a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), …

“Ideologia”, quase 30 anos depois

Por Jonas Bezerra Na década de 1980, o Brasil respirava rock. Em São Paulo, no …