Home / Cultura / Bailarinas de Portugal são destaques no Teatro Municipal (18)

Bailarinas de Portugal são destaques no Teatro Municipal (18)

– Espetáculo “DançAlternativa” tem ingressos gratuitos, distribuídos uma hora antes da apresentação

Bailarinas portuguesas, da cidade de Aveiro, são destaques no evento “DançAlternativa”, que será realizado no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, nesta sexta-feira (18). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação.

O projeto de intercâmbio “DançAlternativa” foi idealizado por Claudinei Garcia, de Aveiro, e Moema Guimarães, de Araraquara, com o intuito de proporcionar a vivência artística e a troca de experiências entre estudantes de dança contemporânea das duas cidades. Assim, além das bailarinas portuguesas, “DançAlternativa” também conta com os bailarinos do Estúdio Moema.

Moema conta que os dois grupos seguem a orientação de permitir a vivência artística, despertando o diálogo entre pessoas e linguagens artísticas – tudo permeado com o cruzamento de novos públicos, oportunidades e trocas culturais. “Após esse período de introdução, as pessoas interessadas mantêm seus estudos de forma mais aprofundada, criando um espaço para o bailarino amador e/ou criadores fora das grandes companhias”, destaca Moema, que assina a direção de “DançAlternativa”. O projeto compreende atividades de oficina, composição coreográfica, ensaio e produção de espetáculos, passando assim por todo o processo artístico.

DançAlternativa – No espetáculo desta sexta o público poderá conferir as apresentações de: “Glossário, elas saem daqui” (Brasil) e “Tudo isto é Fado” (Portugal), além de coreografias que reúnem bailarinos de Araraquara e Aveiro.

Para receber as bailarinas portuguesas, os alunos do Estúdio Moema criaram o espetáculo “Glossário, elas saem daqui”, com a participação de homens e mulheres, com idade entre 16 e 61 anos, e que pela primeira vez se apresentaram num espetáculo de dança. “Este espetáculo começou com a leitura de ‘Notas sobre a experiência e o saber de experiência’, de Jorge Larrosa Bondía. Aqui estudamos a importância das palavras e da sua relação com a práxis nas criações humanas. Depois foi sugerido que cada aluno escrevesse seu currículo poético que foi traduzido em frases coreográficas para a composição da coreografia. ‘Glossário, elas saem daqui’ se propõe a conduzir o espectador num caminho de tradução em dança de algumas palavras do universo do fado, como se elas fossem as bailarinas portuguesas ou as emoções deixando o peito de Claudinei e de todos nós”.

O elenco de “Glossário, elas saem daqui” é composto por: Alexandre Julianetti, Bruna Simões, Camila Campos, Dania Garcia, Davi Campos, Davi Ferreira, Drikka Lima, Franciele Frushio, Giuliana Garcia, Jessica Gouvêa, Jessica Maia, Juliana Roque, Kleitan Ferreira, Luzinete Silva, Mariana Tezini, Moema Guimarães e Tarcisia Emanuela.

Já “Tudo isto é Fado”, de Claudinei Garcia, apresenta as possibilidades de dançar e ouvir o fado de uma forma contemporânea. A coreografia desenvolve-se através das emoções dos bailarinos que retratam sentimentos, desejos, anseios, amor, saudades e tudo o que de alguma forma está reprimido, guardados no íntimo. Vale lembrar que o Fado é um estilo musical português, geralmente cantado por uma única pessoa e acompanhado por uma guitarra portuguesa, sendo que os cânticos normalmente falam de amores perdidos, tristezas e melancolia.

O espetáculo português apresenta vários blocos coreográficos onde se dançam o Fado de várias maneiras: duetos, solos e conjuntos com o objetivo de mostrar que o fado não é só tristeza. Moema lembra que ele também pode ser alegre, dinâmico e ativo. O trabalho foi criado neste contexto para convocar e provocar o público a refletir sobre o rótulo que carrega este estilo musical tão rico de possibilidades.

“Tudo é Fado” conta com: Claudia Formigal, Claudinei Garcia, Cristina Mautempo, Diana Couteiro, Liliana Salmim, Inês Aires, Tatiana Moritz, Tamira Cruz, Sandra Pereira e Sara Carvalho.

“Não é por acaso a escolha do mês de março para o projeto, quisemos fazer uma homenagem às mulheres, para exaltar nossas conquistas e mostrar nossas aspirações de um mundo mais igualitário e amoroso”, aponta Moema. Vale destacar que a parceria entre Moema e Claudinei é antiga e começou com a relação professor-aluna nos anos de 1990, no Grupo Gestus de Araraquara. A partir da segunda edição do Encontro de DançAlernativa de Aveiro, em 2013, Moema tornou-se representante araraquarense no evento.

O projeto “DançAlternativa”, em Araraquara, tem o apoio da Escola Paraíso – Ensino Fundamental e Médio, Font Inn Hotel Araraquara e Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara e Fundart. Os ingressos para o espetáculo são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria do Teatro Municipal, uma hora antes da apresentação (até dois ingressos por pessoa). O Teatro Municipal está localizado à Avenida Bento de Abreu, s/nº, na Fonte Luminosa.

SERVIÇO

“DançAlternativa” – projeto de vivência artística e a troca de experiências entre estudantes de Araraquara e Aveiro (Portugal)

Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)

Data: sexta-feira (18/03)

Horário: 20 horas

Ingressos gratuitos – distribuição uma hora antes da apresentação (até dois convites por pessoa)

 

Veja Também

Conjunto Instrumental Feminino Uniara faz série de apresentações no final do ano

Primeiro concerto está agendado para o dia 17 de novembro, às 19h30, no 2º Sarau …

Produtor do NEAD da Uniara ministra oficina voltada à área audiovisual, em Portugal

Atividade será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, na cidade de Torres …

Artista de rua surpreendido por Steven Tyler participou do Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados recebeu nessa semana, a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), …