Home / Cultura / Bolshoi vem a Araraquara realizar pré-seletiva de Dança

Bolshoi vem a Araraquara realizar pré-seletiva de Dança

Proposta partiu da equipe de seleção da Escola em Joinville/SC ao conhecer o projeto pedagógico da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, apresentado durante visita à instituição. Pré-seleção será realizada já em abril, na sede da EMD

A equipe técnica da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vem a Araraquara em abril para realizar uma pré-indicação de candidatos, com oferecimento de bolsas de estudos, para a sede em Joinville/SC. A proposta partiu da própria Bolshoi durante uma visita da equipe da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” (EMD) à sede, realizada em agosto de 2014.

Na ocasião, a gestora da EMD, Vivian Ibelli Tavares, que acompanhava o ex-aluno da EMD Luiz Fernando Xavier em seu primeiro dia de aulas na Bolshoi, entregou o projeto pedagógico da escola à coordenadora de apoio educacional, Mariléia Cani.

De acordo com Vivian, a equipe demonstrou grande interesse pelo projeto da EMD, e a proposta da pré-indicação veio no dia seguinte.

“Ficamos imensamente felizes e honrados com a ideia de receber uma equipe da Bolshoi em nossa escola. Será uma oportunidade maravilhosa de mostrar o potencial artístico que a nossa cidade possui, além de proporcionar para os alunos e apaixonados por dança de toda a região a chance de conhecer e participar de uma pré-seleção da Bolshoi”, comemora Vivian.

Pré-Seletiva

A etapa de pré-indicação que será realizada em abril em Araraquara antecede a Audição Nacional da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Os concorrentes passam por uma bateria de exercícios que analisam as habilidades físicas e artísticas, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo, para dança Clássica e Contemporânea. Os candidatos com maior potencial são indicados para a Audição Nacional, que acontece em outubro de 2015 na sede da Escola Bolshoi, em Joinville/SC.

De acordo com o diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o pianista russo Pavel Kazarian, a escola proporciona um currículo com disciplinas que completam e que são necessárias para a carreira de um bailarino, como história da dança, teatro, dança folclórica e dança contemporânea, além do ensino de música que engloba a rítmica, teoria musical, literatura musical e piano.

“É uma escola que abre horizontes, que transforma sonhos de crianças em resultados palpáveis para a arte, carreiras bem sucedidas, inclusão social e uma sociedade melhor. Na educação, seja para qual for a área de atuação, dança, música, artes,  informática ou medicina, a Escola Bolshoi soma ao desenvolvimento dos jovens brasileiros, e abre novos caminhos e oportunidades”, declarou Pavel.

“Estamos muito contentes em realizar essa etapa em Araraquara e descobrir talentos dessa cidade aptos para ingressar no Bolshoi Brasil”, acrescenta o diretor.

A programação completa da vinda da Bolshoi em Araraquara está sendo concluída e será divulgada até o final desta semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *