Home / Notícias / Câmara concede título de Cidadão Araraquarense a Miro Quatrochi

Câmara concede título de Cidadão Araraquarense a Miro Quatrochi

Solenidade foi realizada na noite de sexta-feira (29/4) no Palacete das Rosas

 

O empresário Miro Quatrochi recebeu o título de Cidadão Araraquarense da Câmara Municipal na noite de sexta-feira, 29 de abril, no Palacete das Rosas. O presidente da Câmara Elias Chediek (PMDB) conduziu os trabalhos da mesa principal, que contou ainda com as presenças do homenageado, do autor da indicação, vereador Pastor Raimundo Bezerra (PRB) e do prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado de sua mulher Zi Barbieri, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Um vídeo-homenagem emocionou a todos, com depoimentos de familiares no Brasil e na Itália. Em seguida, autoridades presentes se pronunciaram sobre Quatrochi.

“Sua história faz parte da história de Araraquara. Seu estabelecimento comercial inaugurado na década de 1940 se tornou um símbolo do que é o trabalho em família. O saudoso patriarca, o seu Carmelo, de onde estiver agora, está muito orgulhoso da família que formou, e hoje em especial de você Miro, um homem de bem, assim como ele sonhou”, comentou Chediek.

Raimundo lembrou-se de seu próprio pai, comparando-o à fisionomia de Miro. Barbieri destacou a figura de Rachel, mulher do homenageado, como fundamental na vida de “Mirinho” e recordou o dia em que encontrou o casal por acaso na Itália.

Prestigiaram o evento parentes e amigos de Miro Quatrochi. O vídeo completo da solenidade pode ser visto na programação da TV Câmara, no Canal 17 da NET digital e no site da Câmara (http://www.camara-arq.sp.gov.br/site).

 

O homenageado

Oldemiro Quatrochi, o Miro, é filho do imigrante italiano, Carmelo Quatrochi, que chegou ao Brasil em 1902 e de Maria Giriberto Quatrochi. Nasceu em 26 de abril de 1929 em Ibitinga. Tem dois irmãos: Jaime e Ana.

A família mudou-se para São Carlos em busca de melhores condições de trabalho e de educação para os filhos. Em janeiro de 1946, eles se estabeleceram em Araraquara.

O primeiro mercadinho da família foi montado na rua 9 de julho entre as avenidas Bandeirantes e Prudente de Moraes, ao lado da bicicletaria Salerno. Oldemiro sempre trabalhou com o pai, desde a infância. Aprendeu tudo o que precisava seguindo os passos daquele que foi seu herói, o seo Carmelo, e assumiu integralmente os negócios em 1967.

Miro casou-se em 1958 com Rachel. Deste casamento nasceram Ana Maia, Marcos, José Eduardo, Elizabeth e a linhagem continuou com os netos – Hugo, Bruno, Bianca, Fábio e Enzo.

Seu saudoso pai ganhou nome de rua em 1996, em uma homenagem feita pela Câmara Municipal e Prefeitura para lembrar a vitória do imigrante italiano nessa terra. Os netos o homenagearam com o nome de um restaurante: O Nono Carmelo.

Em 2007 foi à Itália conhecer a cidade e a casa em que seu pai nasceu e foi agraciado com o título de cidadão benemérito de Filadélfia, Calábria, oferecido pela Prefeitura local e o título de carabinieri honorário de Filadelfia por ser filho de imigrante que voltava para conhecer suas origens.

 

 

 

Veja Também

Professora de Jogos Digitais da Uniara dá dicas de games para as férias

As férias são garantia de diversão para o público amante de videogames. Aproveitando o período, …

Alunos de Design Digital da Uniara desenvolvem nova identidade visual de marca, em seu TCC

Estudantes explicam que projeto torna o estabelecimento mais convidativo a novos clientes Os estudantes do …

Yashuda participa da formatura da 88ª Turma da Odontologia da Unesp de Araraquara

O presidente da Câmara de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), participou na noite dessa quinta-feira …