Home / Cultura / Câmara inaugura exposição fotográfica “Aracoaras: 200 anos em mulher”

Câmara inaugura exposição fotográfica “Aracoaras: 200 anos em mulher”

Com o objetivo de valorizar e saudar a história de mulheres naturais do município de Araraquara que trouxeram relevância social, política e moral à cidade, marcando seus espaços pelas histórias de luta, a Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (03), a exposição fotográfica “Aracoaras: 200 anos em mulher”.

De iniciativa da vereadora Thainara Faria (PT), a exposição conta com imagens da fotógrafa Bruna Ferreira e destaca mulheres araraquarenses reais do dia a dia.

O evento abre as atividades do mês da mulher, que envolverá duas mesas redondas sobre saúde da mulher e violência contra a mulher, além da distribuição, nos bairros, de panfletos sobre gravidez na adolescência, saúde da mulher, DSTs e telefones de disque-denúncia.

Homenageada da noite, a professora Ana Lúcia Ramos de Jesus Santos disse ter ficado honrada por poder falar em nome de todas as mulheres. “Nós sabemos que somos fundamentais para o crescimento de nossas casas, nossos lares e principalmente de nosso município. Sinto-me muito orgulhosa de saber que fazemos parte do crescimento de uma cidade tão bonita como Araraquara”, afirmou.

Representando o Executivo, a coordenadora de Políticas para Mulheres, Amanda Vizoná, destacou que março é um mês muito importante, mas “nós vivemos um março todos os dias. A luta da mulher é constante, é diária. Nós sobrevivemos e enfrentamos diversos tipos de violência, preconceito, pessoas que nos colocam para baixo na escala social, que nos humilham e que tentam o tempo todo tirar os nossos direitos”.

Thainara enfatizou a importância dessa celebração. “Algumas mulheres nascem e morrem sem ser percebidas por toda a nossa sociedade. Gostaria que todos olhassem para a nossa exposição com esse olhar, de não invisibilizar as nossas mulheres, temos que olhar de forma diferente para elas”, finalizou.

A exposição ficará disponível para visitação até o final do mês de março, no horário de funcionamento da Câmara Municipal, das 9h às 18h.

Também estiveram presentes os vereadores Roger Mendes (PP), Elias Chediek (PMDB) e José Carlos Porsani (PSDB), e a secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Juliana Picoli Agatte.