Home / Notícias / Comtur elege novo presidente

Comtur elege novo presidente

Conselho inicia trabalhos com a construção do Plano Diretor de Turismo

 Na última quarta-feira (06) uma reunião elegeu o novo presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Araraquara): é José Carlos Cardozo. Também, o encontro elegeu o secretário: André Martins, que representa os bacharéis de Turismo.

Na oportunidade, os membros do Comtur iniciaram uma discussão sobre o regimento interno do conselho e também deram início à construção do Plano Diretor de Turismo.

Vale destacar que, na última semana, o Comtur empossou 48 conselheiros – 24 titulares e 24 suplentes – representantes de 12 setores públicos e outros 12 privados, com mandato de dois anos.

A atuação do Comtur, neste período em que Araraquara pleiteia a inclusão entre as 140 cidades paulistas que podem ser classificadas como “municípios de interesse turístico”, é bastante importante, já que a cidade pode vir a garantir recursos específicos do Estado se obtiver a classificação.

O prefeito Marcelo Barbieri Marcelo destacou o potencial do turismo rural de Araraquara, a partir do distrito de Bueno de Andrada e sua vocação gastronômica, e acrescentou que Prefeitura e Câmara Municipal irão atuar juntas com os conselheiros pela criação do Plano Diretor Turístico, um dos requisitos básicos exigidos pelo Estado para o pleito. Para Eneida Miranda, presidente da Morada do Sol S/A, Araraquara avançou nos últimos três anos, principalmente com os cursos de capacitação para o turismo rural.

Criado em 2002, o Comtur é o órgão de conjugação de esforços entre o poder público e a sociedade civil, de caráter deliberativo e consultivo, para o assessoramento em questões referentes ao desenvolvimento turístico do município.

Tem representatividade no Conselho as secretarias municipais de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável; de Desenvolvimento Urbano; de Cultura e de Esportes e Lazer, além da Câmara Municipal.

Ainda possuem representantes instituições universitárias que ministrem cursos de turismo ou afins; agências de turismo; Acia – Associação Comercial e Industrial de Araraquara; Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista; Sebrae; Sindicato Rural, Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Araraquara e Sinhores.

O Comtur possui representatividade também na Delegacia Regional de Turismo, entre bacharéis e estudantes de turismo organizados, Ongs, ou organizações não governamentais cujos objetivos contemplem as atividades relacionadas com turismo, cultura, artes e lazer, além de representantes indicados por entidades associativas, e nos sindicatos de trabalhadores, incluindo autônomos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *