Home / Notícias / Congresso de Iniciação Científica da Uniara conta com mais de 300 trabalhos apresentados

Congresso de Iniciação Científica da Uniara conta com mais de 300 trabalhos apresentados

Evento foi realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, na unidade I da universidade

O “XI Congresso de Iniciação Científica – CIC” da Universidade de Araraquara – Uniara, promovido por seu Centro Integrado de Estudo e Pesquisa – CIEPesquisa, contou com 323 trabalhos apresentados este ano. O evento foi realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, na unidade I da instituição.

A coordenadora da comissão organizadora do CIC, Helena Carvalho De Lorenzo, detalha que, dos 323, 115 foram apresentados em mesas de comunicação oral, e 208, em forma de painéis. “Ao todo, foram 542 participantes inscritos que assistiram a algumas mesas. É um número bastante considerável”, avalia.

Outro destaque dado pela docente é o fato de o Congresso estar crescendo a cada edição. “É interessante mencionar que, cada vez mais, o CIC se consolida não só internamente, mas na região. Tivemos alunos da UFSCar, da USP de São Carlos e da Unesp de Araraquara, entre outros. De alguma maneira, significa que a Uniara, hoje, se coloca como uma produtora de conhecimentos, e não como uma escola que reproduz o que é feito por outras”, ressalta.

Entre os trabalhos, ela comenta que houve elevada participação de estudantes da área da saúde – biologia, farmácia, odontologia e medicina -, e também uma participação expressiva das áreas de engenharia, administração e economia.

“O Congresso é resultado de um trabalho coletivo. Pelo lado da instituição, docentes, pareceristas e outros colaboradores dão sua contribuição e, na outra via, há as grandes figuras do CIC, que são os alunos. O evento existe para que eles apresentem os resultados de seus trabalhos. O que tenho observado, ao longo dos anos, é a grande alegria deles, quando terminam as apresentações. É um momento em que mostram aquilo que fazem, de uma maneira autônoma, com muita liberdade, e também é um teste de socialização da vida profissional”, afirma Helena.

A professora aponta também que, “de alguma maneira, como todos estão terminando os respectivos cursos, o CIC proporciona uma primeira oportunidade para que se coloquem quase como profissionais: eles apresentam os resultados e, ao mesmo tempo, dão esse passo em direção ao futuro – uns para o mercado de trabalho e outros para a pós-graduação”.

Os trabalhos apresentados estão em fase de avaliação. “Posteriormente, selecionaremos nove deles, divididos em três categorias: ‘Originalidade do tema’, ‘Qualidade da pesquisa’ e ‘Relevância social do tema’”, informa a coordenadora.

Helena faz questão de agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a realização do CIC, “principalmente na fase final”. “Particularmente, aos alunos que participaram na organização e no desempenho do evento, à secretária do Centro Integrado de Estudo e Pesquisa – CIEPesquisa, Fernanda Cesar, às professoras Vera Mariza, Maria Lúcia Dragone e Maria Lúcia Ribeiro, que se encarregaram de boa parte do desenvolvimento do Congresso este ano, e à imprensa e à reitoria, que sempre nos deu apoio”, finaliza.