Home / Cultura / Coral Uniara já começa preparativos para comemorar seus trinta anos de atividades

Coral Uniara já começa preparativos para comemorar seus trinta anos de atividades

Rogério Toledo, regente do coral, afirma que a celebração contará com diversas atividades especiais

O Coral Uniara, regido pelo maestro Rogério Toledo, já está pensando nos festejos de seus trinta anos, em 2018. De acordo com o regente, a celebração contará com diversas atividades especiais e ainda existe a intenção de se gravar um disco. “Temos muitos planos para comemorar essas três décadas e, por esta razão, já começamos a trabalhar nisso”, explica o regente.

Ele conta que assumiu o Coral Uniara em 2011 e que, de lá para cá, a abrangência do repertório aumentou bastante. “Hoje são 38 coristas no total. Assumi em junho daquele ano e, já em agosto, cantamos composições estrangeiras, em diferentes línguas, na Feira dos Cursos – FEC da universidade”, relembra.

Por se tratar de um coral mantido pela instituição, o maestro afirma que é preciso ter uma proposta diferenciada e mais abrangente. “Hoje, cantamos diversos estilos de músicas e de diferentes períodos, desde aquelas da idade média até as contemporâneas, passando por canto gregoriano, músicas sacras, folclóricas, renascentistas, do classicismo, do modernismo e MPB, por exemplo. Interpretando canções de épocas diversificadas, mostramos sonoridades diferentes com o coro”, destaca.

Além disso, Toledo comenta que, tecnicamente, o grupo conta com alguns acompanhamentos. “Temos pianista, o que não havia antes de eu entrar, um preparador vocal, e um arquivista, que cuida das cópias e partituras. Outro atrativo é que, além de cantarmos à capela, também nos apresentamos com a Orquestra e com a Banda Uniara. É muito importante ter essa visão mais ampla”, diz o regente, que se recorda que, ao longo de sua trajetória à frente do Coral, já foram feitas apresentações especiais somente de MPB e também de músicas negras, entre outras. “Hoje, cantamos qualquer estilo”, afirma.

Em relação ao CD, o regente menciona que, se a ideia for concretizada, será um projeto auspicioso. Entretanto, ele guarda segredo sobre detalhes do registro. “Precisamos ter o olho em 2018, afinal, é o Coral Uniara rumo aos trinta anos. Trata-se de uma data grandiosa e memorável, digna de notoriedade, no Brasil”, desconversa.

Ensaios e novos integrantes

Toledo informa que os ensaios do Coral Uniara são realizados às segundas-feiras, às 19h30, na Associação dos Servidores Públicos de Araraquara – ASPA, localizada na rua Itália, 1197, entre as avenidas 15 de Novembro e Dom Pedro II.

“Estamos sempre abertos a receber novos integrantes, porém, é preciso que passem por uma entrevista vocal. Como o coro tem um repertório grande, quem entra precisa ter vontade de acompanhá-lo. É necessário aprender canções antigas e novas em pouco tempo”, finaliza o maestro.