Home / Notícias / Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara promove sua XX semana de estudos

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara promove sua XX semana de estudos

Evento será realizado entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro de Artes da universidade e na Biblioteca Municipal

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara promove a “XX Semana de Arquitetura e Urbanismo” entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro de Artes da instituição (avenida Feijó, 122, no Centro) e na Biblioteca Municipal Mário de Andrade (rua Carlos Gomes, 1729, no Centro). A atividade é direcionada aos estudantes da graduação.

As inscrições devem ser feitas no Centro de Artes, com representantes de sala das turmas do curso ou com a secretária da graduação, Luciana. O valor é de R$20,00 para o todo o evento, ou de R$5,00 por cada noite.

A coordenadora do curso, Sálua Kairuz Manoel Poleto, destaca que, para a programação, foi convidado o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, “que tem uma atuação profissional e política muito importante”. “Ele falará sobre a experiência do Plano Diretor de São Paulo e sobre algumas questões ligadas à economia criativa para a gestão das cidades. Para a abertura, contaremos com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva”, revela.

“O palestrante é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, fez parte do Ministério das Cidades, foi Secretário de Cultura e Coordenador de Habitação da prefeitura de São Paulo, representou o Brasil no ‘2º Habitat’, pela Organização das Nações Unidas – ONU, e fez o Plano Nacional de Habitação e a última revisão do Plano Diretor da capital”, conta a docente.

Outra atração do evento, segundo a professora, será a exibição de documentários produzidos por alunos do quinto ano do curso sobre a atuação profissional da arquitetura e urbanismo.

“Teremos também um professor da Uniara, Luiz Antônio Nigro Falcoski, que vai falar sobre os cem anos da praça da Matriz, e também receberemos o ex-diretor do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN de Ouro Preto, Minas Gerais, Benedito Tadeu de Oliveira. Já a professora e secretária do Desenvolvimento Urbano de Araraquara, Luciana Márcia Gonçalves, vai explanar sobre intervenções urbanas contemporâneas, abordando projetos da atualidade”, detalha Sálua.

No último dia, ela conta que os estudantes participarão do workshop “Intervenção Paisagística na Praça da Matriz”, ministrado pelos professores Leandro Rodolfo Schenk e Luciana Bongiovanni Schenk. “Ele é proprietário de um estúdio que ganhou vários prêmios de paisagismo no Brasil”, finaliza.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Programação

08/05, segunda-feira, das 19h30 às 21h30 – Biblioteca Municipal

Documentários sobre a atuação do profissional de Arquitetura e Urbanismo, produzidos por estudantes do quinto ano

09/05, terça-feira, das 19h30 às 21h30 – Biblioteca Municipal

Palestra: “Plano Diretor de São Paulo: Propostas e Perspectivas”, com o professor, arquiteto e Urbanista Nabil Bonduki

10/05, quarta-feira, das 19h30 às 21h30 – Biblioteca Municipal

Palestra: “O Centenário da Igreja Matriz São Bento – Araraquara/SP”, com os arquitetos e urbanistas Luiz Antônio Nigro Falcoski e Benedito Tadeu de Oliveira

11/05, quinta-feira, das 19h30 às 21h30 – Biblioteca Municipal

Palestra: “Projetos Urbanos Contemporâneos”, com a professora, arquiteta e urbanista e secretária do Desenvolvimento Urbano de Araraquara, Luciana Márcia Gonçalves

12/05, sexta-feira, das 19h às 22h – Centro de Artes da Uniara

Workshop: “Intervenção Paisagística na Praça Matriz”, ministrado pelos professores Leandro Rodolfo Schenk e Luciana Bongiovanni Schenk