Home / Notícias / Dia do Comerciário é comemorado na Câmara

Dia do Comerciário é comemorado na Câmara

José Armando de Souza recebe Prêmio “José Rodrigues de Lima”

O Dia do Comerciário foi comemorado na Câmara na noite de 5 de novembro, quinta-feira, com a entrega do Prêmio “José Rodrigues de Lima” para José Armando de Souza, destaque entre os trabalhadores do setor. A solenidade foi presidida pelo vereador Edio Lopes (PT), autor da lei municipal nº 8.065, de 11 de novembro de 2013, que institui o Dia Municipal do Comerciário (30 de outubro) e cria o Prêmio “José Rodrigues de Lima” a comerciários de destaque.

Fizeram parte da mesa principal ainda o vereador Donizete Simioni (PT), o homenageado José Armando de Souza, sua esposa Vera Morelli e o presidente do Sincomerciários, José de Mattos Filho. O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) também prestigiou o evento.

“É uma homenagem merecida, um reconhecimento a esse trabalhador que dedicou mais de 40 anos de sua vida ao comércio de Araraquara. José Armando, inclusive, trabalhou com o Lima, que dá nome ao prêmio”, destacou o parlamentar petista.

“Eu fico muito à vontade quando homenageamos alguém que é unanimidade entre os comerciários. José Armando é um orgulho para a categoria”, ressaltou José Mattos Filho, presidente do Sincomerciários.

Amigos e parentes dos homenageados também prestigiaram a cerimônia. O vídeo completo da solenidade pode ser visto na programação da TV Câmara, no Canal 17 da NET digital e no site da Câmara (http://www.camara-arq.sp.gov.br/site).

 

José Armando de Souza

Quarto filho de Antônio Joaquim de Souza e Thereza Freitas de Souza, José Armando de Souza nasceu em 1.948. Assim como os irmãos Maria Nadir, Antônio Joaquim, Osvaldo e Nelson Eduardo, estudou na escola Pedro José Neto. Depois frequentou a Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA) e terminou os estudos no Colégio Duque de Caxias.

Começou a trabalhar cedo, aos 15 anos, como ajudante de sapateiro, auxiliar de fábrica. Em 9 de janeiro de 1973 foi trabalhar na loja A Modelar como auxiliar de loja e nunca mais deixou o comércio. Em seguida, foi para as Casas Bahia, onde atua até hoje.

Aos 17 anos conheceu Vera Lucia Morelli, que 10 anos mais tarde (em 1975) tornou-se sua esposa. Aos 29 anos tornou-se pai pela primeira vez com o nascimento de Daniela. Em 1983 nasceu a segunda filha, Flávia. É avô de Marina e espera a chegada de mais uma neta, Maria Valentina.

Apaixonado por futebol – Santos e Ferroviária são seus times do coração –, jogou em vários times amadores da cidade e disputou campeonatos junto com o irmão Osvaldo.

Mesmo aposentado desde 1994, José continuou a trabalhar no comércio, área em que atua há 42 anos.