Home / Notícias / Domingo no Parque Infantil ao dia mundial do meio ambiente

Domingo no Parque Infantil ao dia mundial do meio ambiente

Associação Amigos do Parque Infantil requer tombamento para preservação da área verde e do aquífero Guarani

Com o objetivo de fiscalizar a conservação e a preservação do patrimônio público municipal foi fundada a Associação Amigos do Parque Infantil de Araraquara entre amigos e empresas voluntárias que resultou na adoção do equipamento público em parceria público-privada municipal. No último domingo em 5 de junho, o evento comemorativo ao dia mundial do meio ambiente foi palco para oficializar o requerimento de tombamento do Parque Infantil aos poderes públicos presentes no evento, executivo municipal junto ao prefeito Marcelo Barbieri e ao legislativo municipal junto à Câmara Municipal, quando a vereadora Edna Martins representou a esfera estadual pelo deputado Roberto Massafera. Participaram do ato, a vereadora Juliana Damus e os vereadores, Dr. Luis Cláudio Lapena, Rodrigo Buchechinha e Aluisio Braz, além de Zi Barbieri, representantes de entidades, instituições, voluntários e de empresas parceiras. O público diversificado compareceu ao evento com atrativos agrupados para todas as idades.

Paq2

O evento se destinou estabelecer a parceria entre a empresa Sicredi e os Amigos do Parque Infantil com o plantio de quatro árvores de Pau-Brasil, dois Mogno e um Ipê Rosa, dentre mudas frutíferas distribuídas gratuitamente.

Na ocasião, o presidente Amigos do Parque, Pedro Celli, manifestou parecer em comum contra a instalação e construção de estabelecimentos comerciais sobre a área do Parque Infantil que impermeabiliza o solo e contradiz a Lei Complementar Municipal n° 858/2014 no que dispõe sobre as regras para áreas de zoneamento urbano e para uso do solo em áreas especiais de interesse ambiental de recarga do Aquífero Guarani que são áreas de características socioambientais peculiares com predominância de uso consolidado de áreas especiais de interesse social, dentre outros impactos gerados ao meio ambiente identificados em Lei municipal promulgada há dois anos, que ratifica a necessidade do tombamento municipal para as providências e o prefeito se comprometeu a proceder os encaminhamentos.

Edna Martins como madrinha da Associação Amigos do Parque ressaltou a importância da atuação do Condephat – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio, que tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo.parq1

Inaugurado em 1942, o Parque Infantil faz parte da vida de milhares de araraquarenses há 74 anos. Formado por ampla área verde com 40 mil m² com uma pista de 800m para caminhada, permite praticar esportes ao ar livre, conversar com amigos, ideal para passeio e ponto de encontros, onde são realizados diversos eventos públicos e privados.

Será produzido gratuitamente um filme documentário sobre a história do Parque Infantil em parceria com a produtora Spline Multimídia e o material será anexado ao processo de tombamento à nível municipal e estadual. O registro da memória será de modo participativo onde todos podem colaborar disponibilizando material fotográfico, imagens videográficas e com depoimentos. Mais informações podem ser obtidas através do site www.amigosdoparque.com.br

Veja Também

Comércio de Araraquara abre até as 22h com muitas novidades

Nesta sexta-feira 08/12, o comércio de Araraquara passa a funcionar em horário especial com grande …

Psicologia da Uniara promove encontro de turmas e despedida dos formandos

Atividade foi realizada no dia 30 de novembro, no auditório principal da universidade No dia …

Alunos de Odontologia da Uniara promovem confraternização com seus pacientes para marcar fim dos atendimentos do ano

Evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na unidade IV da universidade Os …