Home / Notícias / Ex-aluno de Sistemas de Informação da Uniara é um dos autores de trabalho selecionado em conferência na Escócia

Ex-aluno de Sistemas de Informação da Uniara é um dos autores de trabalho selecionado em conferência na Escócia

International Society for Music Education Conference será realizada entre os dias 24 e 29 de julho

O ex-estudante do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, André Luiz Franco Severo, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, desenvolvido em coautoria com a doutoranda em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Renata Fantini, selecionado na International Society for Music Education – ISME Conference. O evento será realizado entre os dias 24 e 29 de julho, em Glasgow, na Escócia.

O estudo, intitulado “Android Aplication for Melodic Perception Evaluation” (“Sons Aplicativo para Sistema Android: Uma contribuição à área da Educação Musical”) e orientado pelo professor Marcus Rogério de Oliveira, trata na verdade de um game criado pela dupla. “A intenção é que esse jogo seja uma ferramenta auxiliar para o educador musical que desejar conhecer minimamente algumas habilidades básicas musicais de crianças de cinco e seis anos. Ele não tem o objetivo de ser uma ferramenta exclusiva de avaliação musical, já que somente a observação de um conjunto de diversas habilidades e outros comportamentos musicais e expressivos é que podem dar indícios mais precisos sobre o estágio de desenvolvimento musical do aluno. Seu propósito é criar condições para se conhecer a percepção melódica dessas crianças”, explicam os autores.

O desenvolvimento abrangeu conhecimentos específicos das áreas de educação musical e de sistemas de informação, “resultando em uma ferramenta muito útil para a primeira área”. “Sua parte inicial foi constituída de uma revisão para se conhecer as reais necessidades da área e, em seguida, começou-se o desenvolvimento do aplicativo, utilizando o sistema operacional Android, escolhido devido à sua simplicidade e facilidade para gerenciar cada criança no teste aplicado, além de ser acessível à população em geral”, detalham.

“Os estudos mostram que a percepção de altura e ritmo é crucial para o desenvolvimento da cognição musical. Assim, esse jogo apresenta as tarefas de percepção melódica elaboradas e utilizadas por Caroline Brendel Pacheco* em sua dissertação, no intuito de contribuir para o trabalho de educadores e pesquisadores na área de educação musical”, ressaltam.

A pesquisa, segundo eles, tem carácter exploratório e vem sendo feita em ambientes escolares.  “Espera-se que isso nos permita encontrar as limitações do aplicativo para então ampliar o teste também em sua versão rítmica. Esperamos ter contribuído com a indicação de um caminho em que a Tecnologia de Informação – TI serve como um instrumento para implementar outras áreas do conhecimento, sobretudo a da educação infantil, que se ressente de maiores recursos tecnológicos”, comentam Severo e Renata.

Ter projeto selecionado na ISME Conference é motivo de orgulho para os dois. “A área de educação, especialmente em sua modalidade infantil e na especialidade de música no Brasil, carece de ferramentas que viabilizem as pesquisas e as práticas em campo. A aceitação desse trabalho permite que essa ferramenta seja divulgada de forma a alcançar outras localidades que também carecem desse recurso. Além disso, coloca-nos em uma posição privilegiada de representar o Brasil na área científica”, declaram Severo e Renata, que esperam que o estudo também possa servir de estímulo a novas parcerias entre os profissionais da área de Educação, de Educação Musical e de TI.

De acordo com eles, atualmente o projeto busca auxílio para que seja viabilizado e ampliado em sua modalidade rítmica, para que tão logo possa ser utilizado por educadores que necessitem desse recurso.

O coordenador da graduação, Rodrigo Daniel Malara, parabeniza a seleção do trabalho na conferência. “Sem dúvida é uma conquista do aluno ter um trabalho seu publicado em um evento internacional. Os processos de seleção são difíceis e isso demonstra a capacidade dos alunos formados pela Uniara”, finaliza.

Informações sobre o curso de Sistemas de informação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Para saber mais sobre a ISME Conference, o endereço é o www.isme.org/events/isme-world-conference-2016.

*PACHECO, C. B. Habilidades musicais e consciência fonológica: um estudo correlacional com crianças de 4 e 5 anos de Curitiba. 2009. 172f. Dissertação (Mestrado em Música).  – Setor de Ciências Humanas , Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

 

Veja Também

Comércio de Araraquara abre até as 22h com muitas novidades

Nesta sexta-feira 08/12, o comércio de Araraquara passa a funcionar em horário especial com grande …

Psicologia da Uniara promove encontro de turmas e despedida dos formandos

Atividade foi realizada no dia 30 de novembro, no auditório principal da universidade No dia …

Alunos de Odontologia da Uniara promovem confraternização com seus pacientes para marcar fim dos atendimentos do ano

Evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na unidade IV da universidade Os …