Home / Notícias / Ex-alunos de Design Digital da Uniara produzem adaptação audiovisual de poema de Portinari

Ex-alunos de Design Digital da Uniara produzem adaptação audiovisual de poema de Portinari

Os ex-estudantes do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Alana Caroline de Bacco, Elaine Fabiana Alves Silva e Vinicius de Brito Figueira, fizeram uma “Adaptação audiovisual do poema ‘Sobressalente’, de Cândido Portinari”. A produção pode ser acessada no link https://goo.gl/B38dWl. O projeto foi apresentado em 2015, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

“A ideia surgiu durante muita conversa e análise do grupo. Fomos atrás de conteúdos semelhantes para nos inspirar e, com a orientação do nosso professor Luis Paulo de Campos, pudemos alcançar nossos objetivos”, relembram os ex-alunos.

Eles contam que a adaptação consiste em descrever aspectos da biografia “de um dos maiores pintores brasileiros mundialmente conhecido por suas obras”. “Considerando que tudo começou com as artes plásticas, poucas pessoas sabem que, além de pintor, também escreveu poesias. Com a intenção de revelar ao leitor o lado poético do pintor, foi realizado um projeto audiovisual baseado em uma das poesias de Portinari, com a intenção de explorar algo além da poesia, e traduzir, de forma clara e simples, o que queria revelar em sua obra, especificamente em sua poesia ‘Sobressalente’”, explicam.

Os maiores desafios, segundo o trio, foram as filmagens, feitas em sua maior parte com uma câmera profissional, e encontrar as locações adequadas, de modo que “a descrição da poesia se unisse corretamente com a imagem”. “Outro fator ficou por conta da iluminação, já que, em algumas cenas, seu uso foi grande, enquanto que, em outros momentos, não”, detalham.

Para Alana, Elaine e Figueira, a adaptação “foi uma experiência muito boa e um grande aprendizado, tanto na parte prática quanto na teórica”. “A conclusão do trabalho se deu por termos alcançado nossos objetivos em relação à tradução do poema para o audiovisual, à estética e à produção, o que resultou em um algo que foi bastante trabalhado em várias fases, dando-nos a oportunidade de aprimorar os conceitos estudados ao longo do curso e permitindo colocar em prática os conhecimentos aprendidos”, comentam.

Também foi possível, de acordo com o grupo, adquirir importantes informações sobre a vida e obra do pintor Cândido Portinari, sobre o Movimento Modernista e sobre a Semana de Arte Moderna. “Adquirimos conhecimento com as pesquisas da fundamentação teórica, sobre as linguagens da semiótica e o processo de tradução interssemiótica”, relatam.

O professor da graduação, Daniel Robledo, informa que o trabalho teve o objetivo de descrever aspectos da biografia do artista. “Esse projeto foi produzido com a intenção de explorar algo além do texto escrito. As adaptações audiovisuais mostram o desenrolar da história de forma diferente da escrita, com personagens e suas diferentes características e pensamentos, levando diferentes emoções ao público. Assim, esse trabalho buscou apresentar, em termos gerais, as relações textuais e visuais que se manifestaram entre a literatura e o processo de adaptação da obra de Portinari”, ressalta.