Home / Notícias / Fórum com jornalistas vai discutir inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

Fórum com jornalistas vai discutir inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

“Jornalistas em Ação de Conscientização Nacional” será tema para discussão sobre inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho

O Fórum Jornalistas em Ação de Conscientização Nacional será gratuito e tem por objetivo esclarecer aos profissionais da imprensa à nivel nacional sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei Nº 13.146 de 6 de julho de 2015 e, visa intermediar uma discussão maior que envolve mudança de concepção da sociedade em relação a pessoa com deficiência, entre outros assuntos, apresentar as etapas e procedimentos para a promoção da inclusão social e profissional de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, considerando que a importância legal da inclusão de pessoas com deficiência e aprendizes no mercado de trabalho é pouco percebida por empresas a serem penalizadas com multas.

No entanto, a elaboração de leis que garantam direitos são fundamentais neste processo, porém, a mudança social é algo processual, naturalmente lento e dependente de conjunturas, que não acontece por decreto. “Um paradigma condizente com uma sociedade inclusiva requer mudanças de ordem política, econômica, estrutural, instrumental, entre outros, que embora fundamentais, não são suficientes para garantir a convivência inclusiva. Há que se pensar na mudança atitudinal, sem a qual todas as outras perdem o valor”, ressalta, Relma Urel Carbone Carneiro, professora. dra. do Depto.  de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.

O evento será programado para janeiro de 2016, em parceria com a Escola do Legislativo e apoio da Revista D+, especializada no segmento de pessoas com deficiência. Deverão participar jornalistas de todos os Estados com transmissão simultânea ao vivo pelo site da Câmara Municipal de Araraquara e TV Câmara pelo Canal Legislativo, com Chat para perguntas e respostas ao vivo entre os jornalistas participantes e os especialistas em suas áreas de atuação convidados para comporem a mesa de trabalhos do Fórum Ação Jornalistas em Ação de Conscientização Nacional, explica o publicitário Théo Bratfisch, idealizador do projeto apresentado à presidente da Escola do Legislativo, Edna Sandra Martins, vereadora e vice-presidente da Casa Legislativa, em agenda com o responsável pelo depto. de marketing e comunicação da Revista D+, Tiago Coutinho. Em breve será divulgado a programação do evento com apoio de veículos de comunicação e mídia eletrônica com divulgação de campanha publicitária em redes sociais.

Veja Também

Alunos de Odontologia da Uniara promovem confraternização com seus pacientes para marcar fim dos atendimentos do ano

Evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na unidade IV da universidade Os …

Damiano Neto recebe o Título de Cidadão Araraquarense

Vice-prefeito foi homenageado pela Câmara Municipal em solenidade realizada na sexta-feira (24) Em uma Sessão …

Uniara expõe presépio com 330 peças

Abertura solene foi realizada na quinta, dia 30 de novembro, e contou com a apresentação …