Home / Cultura / Fotoclube Aracoara é tema de TCC de alunos de Jornalismo da Uniara

Fotoclube Aracoara é tema de TCC de alunos de Jornalismo da Uniara

Documentário produzido pelos estudantes está disponível para visualização na internet

O Fotoclube Aracoara foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC dos estudantes de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana Haruyo Nagazako, Felipe Benedette Corrêa, Letícia de Oliveira dos Santos, Patrik Rocha e Thierry de Lima Santos. Intitulado “Entre Cliques e Sóis: Fotoclube Aracoara”, o vídeo-documentário, orientado pela professora Maria Cristina Dias, pode ser visualizado no link https://goo.gl/wWBpZJ.

“Por meio desse trabalho, buscamos retratar a história e a atuação do Fotoclube Aracoara, uma associação de fotógrafos de Araraquara e região criada em 1951 e oficializada em 1952. O grupo mantém suas atividades até hoje, com registros da cidade e com a preservação da cultura, das construções e das pessoas do município e da região. Trata-se de um elemento importante no cenário cultural da cidade”, comenta Corrêa, representando seu grupo.

Ele conta que a ideia da produção surgiu após tomarem conhecimento, pela internet, da existência do Fotoclube e que, ao apresentarem a proposta aos professores da graduação, receberam bastante apoio, “uma vez que o tema era inédito e a melhor maneira para desenvolvê-lo seria por meio de um vídeo-documentário”.

“Acompanhamos os passeios realizados pelo Fotoclube Aracoara em 2016, para fazermos as filmagens dos integrantes, desde o manuseio da câmera até o click no botão. Os locais em que foram feitas as filmagens e, posteriormente, as entrevistas, foram Brotas, Jaú, o Museu da Imagem e Som de Araraquara, o Assentamento Bela Vista e uma pedreira localizada a seis quilômetros da cidade”, detalha o aluno.

O TCC não é direcionado a um público específico, de acordo com Corrêa, entretanto, em sua opinião, quem aprecia mais a fotografia terá maior interesse em conhecer mais sobre a história do Fotoclube. “Mas qualquer um que assistir ao nosso vídeo irá compreender claramente toda a trajetória da associação e suas atividades atuais, pois o nosso foco foi em relação ao impacto da fotografia dentro do contexto sociocultural de Araraquara”, finaliza.

Veja Também

Conjunto Instrumental Feminino Uniara faz série de apresentações no final do ano

Primeiro concerto está agendado para o dia 17 de novembro, às 19h30, no 2º Sarau …

Produtor do NEAD da Uniara ministra oficina voltada à área audiovisual, em Portugal

Atividade será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, na cidade de Torres …

Artista de rua surpreendido por Steven Tyler participou do Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados recebeu nessa semana, a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), …