Home / Cultura / Inscrições abertas para o 13º Território da Arte de Araraquara

Inscrições abertas para o 13º Território da Arte de Araraquara

Aquarela é a referência da edição deste ano
 
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart, abre as inscrições para a 13ª edição do Território da Arte de Araraquara. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 11 de abril. O evento tem início no dia 15 de maio - com a entrega dos prêmios no Teatro Municipal, às 19h30 – e segue até o dia 30 de junho. 

O Território da Arte tem como objetivo dar visibilidade à produção das artes visuais; estimular, promover e premiar o artista; e proporcionar ações educativas e formação de público.

Nesta edição a referência é a aquarela - técnica que superou preconceitos e que, por sua suavidade e versatilidade, além de inúmeras possibilidades cromáticas – passou a ser amplamente utilizada no Brasil e no mundo.
 
Inscrições - As inscrições são gratuitas e abertas a quaisquer artistas interessados, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior. As modalidades artísticas disponíveis para inscrição são: Acadêmica, Moderna e Contemporânea, nas seguintes categorias: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Novas Mídias e Intervenção Urbana.

Cada artista poderá inscrever até duas obras, em uma única modalidade e categoria. A inscrição poderá ser feita somente com a entrega das obras originais (exceto para instalação e intervenção urbana – neste caso os artistas devem enviar o projeto da obra), com a ficha de inscrição preenchida e assinada pelos artistas. A ficha de inscrição, assim como o edital das inscrições, encontra-se disponível neste site (clique aqui) e também na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.

A entrega das obras ou projetos para a inscrição deve ser feita nos seguintes locais:

- Para Acadêmica: na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, de segunda à sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 12h30. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento 909, no Centro. O CEP é o 14801-300 e o telefone: (16) 3333-1159.

- Para as modalidades Moderna e Contemporânea: entrega no Teatro Municipal de Araraquara, localizado à Avenida Bento de Abreu, s/nº, na Fonte Luminosa. O  CEP é o 14802-396 e o telefone:  (16) 3336-5183. Atendimento de segunda à sexta-feira, das  13 às 17 horas.

Serão oferecidos cinco prêmios, sendo quatro deles na categoria “Arte Acadêmica” (Prêmio Aquisição - R$ 3.000,00, e as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze). Ainda: para “Arte Moderna/Arte Contemporânea”, o Prêmio Aquisição no valor de R$ 3.000,00.

Mais informações na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, localizada à Rua São Bento, nº 909, no Centro de Araraquara, ou pelo fone: (16) 3333-1159.

 
Cronograma – 13º Território da Arte de Araraquara:
 
- Período das inscrições: até 11 de abril de 2015
- Resultado das obras selecionadas: 18 de abril
- Montagem: de 04 a 14 de maio
- Retirada das obras não selecionadas: de 22 de abril a 11 de maio
- Abertura: 15 de maio
- Encerramento: 30 de junho 
- Retirada das obras pelos artistas participantes: de 01 a 25 de julho 
 
Fotos - As imagens mostram algumas das obras premiadas no Território da Arte 2014, edição que contou com 138 participantes e 271 obras
 
- Prêmio Aquisição Acadêmico: Douglas Okada, Jaboticabal/SP, obra”Breve Descanso”




- Prêmio Aquisição Moderno/Contemporâneo (dividido entre duas artistas de Araraquara): Marilda de Souza, conjunto “As Lavadeiras” e“A Pensadora”; e Leila Penteado, conjunto “Endogenia I” e “Endogenia II”










- Prêmio Medalha de Ouro: Ernandes  B. Silva, Piracicaba, conjunto das obras “Fim de tarde no pasto I” e “Fim de tarde no pasto II”






- Prêmio Medalha de Prata: Ronaldo Boner, Araraquara, obra “Natureza Morta com Legumes”




- Prêmio Medalha de Bronze: Eduardo Borges de Araujo, Piracicaba, conjunto das obras “Onde o peixe para” e “Interior silêncio”




 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *