Home / Cultura / Lauro Monteiro: um caçador de talentos

Lauro Monteiro: um caçador de talentos

O artista plástico Lauro Monteiro, de seu atelier em Paraty, tem desenvolvido uma série de parcerias e produções em artes visuais, pesquisando talentos e obras de artistas emergentes para projetos e intercâmbios em Portugal: você pode estar na mira!

Com inserção no exterior, fruto de exposições que o artista plástico araraquarense Lauro Monteiro, radicado em Paraty, tem feito na Europa, principalmente em Portugal,  seu trabalho de “caçador de talentos” possibilita mostrar e divulgar a boa arte brasileira.

“Esta atividade em curadoria, organização e montagens de exposições de artes não é uma novidade no meu trabalho, uma vez que fui trabalhar na Fundart, no inicio dos anos 80, para fazer a gestão desta área e nunca parei”, diz Lauro.

Com exposições próprias realizadas na Itália, Espanha e Portugal, o artista, tem atuado como produtor e curador projetos com artistas emergentes brasileiros em Portugal, e vice-versa, desde 2014, numa parceria com a prefeitura da cidade de Torres Vedras, cujo modelo de  gestão neste projeto internacional passa a ter uma dimensão cada vez maior e profícua.

Em 2015 artistas brasileiros, em sua maioria de Araraquara – oriundos do Grupo dos 11 – reuniram-se no Coletivo Brasil/15, sob o tema – “O Mar que Separa/Une”, como Antonio Albino, Bernadete Guimarães, Débora Andrade, Euzânia Andrade, Marta Viana  e Sueli S Ferrer; em 2016 o Coletivo se ampliou – com Jota Aracê e Paulo Delfini –  de Araraquara, seja no número de artistas de outros locais do Brasil, incluindo-se Leiria no roteiro cultural português. Ainda em 2016, gestores culturais e artistas portugueses estiveram em Araraquara, com uma série de atividades em sketchers, diários gráficos, aquarela e cinema no Arte ao Centro Brasil, interagindo com parceiros, ateliers e grupos.

Para 2017, o projeto Arte ao Centro, em Torres Vedras,  que é composto pelo Encontro Internacional de Desenho de Rua, Exposição Coletivo Brasil e Residências Artísticas, será realizado no mês de outubro e tem como plataforma conceitual, o desenho.

Para Euzania Andrade, “a arte brasileira contemporânea hoje,  tem um importante papel quando se refere ao mercado internacional. Seu reconhecimento como um produto cultural  também alavanca a  educação e inserção social e servindo  estimular a produção e o consumo de bens culturais, além disso, estimula a economia criativa.” O grafiteiro Jota Aracê complementa: “foi um grande aprendizado partilhar momentos com artistas de outras áreas, de outros estilos, pessoas com muito mais experiência que eu, além de toda a atmosfera artística que a cidade de Torres Vedras nos proporcionou. Senti que foi um momento de abertura de grandes portas, e tive a oportunidade de retornar a Portugal dois meses após o evento, a convite de um produtor cultural.”

Desde o inicio do ano Lauro Monteiro está produzindo a vinda do Ilustrador português João Catarino ao Brasil – São Paulo e Paraty e uma possível exposição de uma talentosa artista portuguesa que trabalha com  marionetes.

“Uma pesquisa de olheiro também faz parte do meu trabalho diário do atelier em Paraty, ou seja, analisar portfólio de obras, contatar com vários artistas brasileiros que possam atender as especificidades deste projeto. Há boas possibilidades de termos Araraquara representada Coletivo Brasil. Certamente os apoios e fomentos estão muito mais escassos neste ano do que nos anteriores, mas já há artistas trabalhando em projetos que certamente serão contemplados, inclusive pela curadoria portuguesa nesta parceria”, conclui Lauro.

Veja Também

Conjunto Instrumental Feminino Uniara faz série de apresentações no final do ano

Primeiro concerto está agendado para o dia 17 de novembro, às 19h30, no 2º Sarau …

Produtor do NEAD da Uniara ministra oficina voltada à área audiovisual, em Portugal

Atividade será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, na cidade de Torres …

Artista de rua surpreendido por Steven Tyler participou do Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados recebeu nessa semana, a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), …