Home / Cultura / Mosaico na Estrada volta a Araraquara com espetáculo de mímica e efeitos de mágica

Mosaico na Estrada volta a Araraquara com espetáculo de mímica e efeitos de mágica

Nos últimos cinco anos, os projetos culturais do Sescoop/SP com o apoio das cooperativas da região reuniram mais de 2000 pessoas

 

O Mosaico na Estrada chega a Araraquara no final deste mês e promete agitar a cidade. O projeto desenvolvido pelo Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Paulista) em parceria com seis cooperativas da região apresentará, no próximo dia 27 de agosto, o espetáculo “Enquanto houver encanto”, da Cia Fundo Falso.

Mais de 2.000 pessoas já participaram dos projetos culturais na cidade promovidos pelo Sescoop/SP com o apoio de cooperativas parceiras nos últimos cinco anos. Desta vez a parceria será com as cooperativas Cooeducar, Sicoob, Sicoob Coopara, Sicredi Centro Norte, Unimed Araraquara e Uniodonto Araraquara.

O espetáculo será apresentado no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), às 20h. O ingresso é um litro de óleo, que poderá ser trocado nas próprias cooperativas. As doações serão revertidas em benefício do Fundo Social de Araraquara.

A Cia Falso Fundo é formada pela dupla de mágicos Célio Amino e Ricardo Malerbi. Os dois buscam novos caminhos para a mágica em diálogo com diversas linguagens artísticas.

Em cartaz desde 2009, “Enquanto Houver Encanto” é uma narrativa mímica que incorpora 25 efeitos de mágica. Um viajante descobre o mundo e encontra encanto na simplicidade. Um espetáculo que busca despertar a vontade de brincar e de se surpreender com coisas simples. Segundo a dupla, esses efeitos de mágica criam uma atmosfera de envolvimento da plateia, que reage em voz alta a cada efeito.

A analista de projetos culturais do Sescoop/SP, Fernanda Vieira, afirma que o projeto vem se renovando a cada ano, com a participação ativa das cooperativas. “O Mosaico fortalece a intercooperação e reafirma também o interesse das cooperativas pela comunidade, com a organização de ações de cultura que beneficiam famílias”, afirma Fernanda Vieira.

O representante da Coeducar no projeto, Fernando Fernandes, reforça a importância de envolver cooperativas de diferentes ramos na ação cultural. “Com a troca de experiências, estamos descobrindo novos companheiros, além de abrirmos um novo nicho de divulgação do cooperativismo na comunidade’, completa.

Para Paulo Henrique Fontes, da Uniodonto, o Mosaico na Estrada é um projeto importante, vitorioso para as cooperativas e a cidade. “Ele motiva os cooperados e permite que a população tenha acesso à cultura de qualidade”, acrescenta Fontes.

 

Mosaico na Estrada – O Mosaico na Estrada foi lançado em 2001 e conta atualmente com a parceria de cerca de 140 cooperativas. Seu planejamento e execução envolvem as cooperativas em ações sociais, levando cultura de qualidade às populações de diversas regiões do Estado.

Essas ações são revertidas em atos solidários, pois os ingressos são trocados por itens de alimentação ou higiene pessoal doados para as instituições das cidades que sediam os eventos.

O projeto registrou até o ano passado 505 ações em diversas linguagens artísticas –  teatro, música, cinema e artes plásticas – em 101 cidades, com um público de 400 mil pessoas.

A programação de espetáculos e oficinas criativas é realizada em diversos locais: cooperativas, escolas, paróquias, teatros, estacionamentos, parques e praças.

 

Serviço:

“Enquanto Houver Encanto”, com Cia Fundo Falso

Data: 27/08

Horário: 20h

Local: Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR)

Endereço: Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, 4133

Ingresso: um litro de óleo

 

Posto de troca:

Coeducar – Avenida Torello Dinucci, 450 – Jardim Manacas

Telefone: (16) 3303-8000

 

Sicoob – Avenida Barroso, 350, Centro

Telefone: (16) 3336-1666

 

Sicoob Coopara – Rua Nove de Julho, 2085, Centro

Telefone: (16) 3303-6313

 

Sicredi Centro Norte– Rua Carlos Gomes, 1925, Centro

Telefone: (16) 3303-7577

 

Unimed Araraquara– Rua Carlos Gomes, 1943, Centro

Telefone: (16) 3303-1503

 

Uniodonto Araraquara– Rua Voluntários da Pátria, 1947, Centro

Telefone: (16) 3303-7133

 

Iniciativa: Sescoop/SP

Apoio: Coeducar, Sicoob, Sicoob Coopara, Sicredi Centro Norte, Unimed Araraquara e Uniodonto Araraquara

Veja Também

Conjunto Instrumental Feminino Uniara faz série de apresentações no final do ano

Primeiro concerto está agendado para o dia 17 de novembro, às 19h30, no 2º Sarau …

Produtor do NEAD da Uniara ministra oficina voltada à área audiovisual, em Portugal

Atividade será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, na cidade de Torres …

Artista de rua surpreendido por Steven Tyler participou do Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados recebeu nessa semana, a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), …