Home / Notícias / Mostra de Presépios na Casa da Cultura terá sua 12ª edição

Mostra de Presépios na Casa da Cultura terá sua 12ª edição

Exposição começa dia 07 e segue até 23 de dezembro, com entrada gratuita

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam, de 07 a 23 de dezembro, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, a XII Mostra de Presépios Artesanais. A Mostra expõem presépios que revelam o mistério do nascimento de Jesus, com as mais variadas formas, materiais e técnicas de representação plástica.
Aproximadamente 15 mini-presépios, além de cinco cenas sacras, compõem a Mostra que reúne apenas presépios artesanais. A tradição de montar os presépios foi iniciada por São Francisco de Assis, em 1223, na cidade italiana de Greccio, para relembrar como o menino nasceu em Belém. O nome presépio vem de “praesepium”, palavra de origem hebraica que significa “manjedoura dos animais” ou “estábulo dos animais”.
De acordo com Milton Bernardi, gerente da Casa da Cultura, a Mostra visa destacar a criatividade do artesão com os diversos materiais que se pode criar um conjunto de presépio. “A Mostra apresenta a cultura regional do artesão e o seu lado religioso. A confecção e a exposição de presépios nos trazem a representação, louvação e admiração do nascimento de Jesus. Mas o que importa mesmo é a mensagem que os presépios nos trazem: a gratuidade e o amor de Deus”.
A cena retratada no presépio apresenta os personagens: José, Maria e a criança envolta em tecidos deitado numa manjedoura, além do anjo da apresentação, os pastores que vigiavam o rebanho, magos, o boi, o burro, estrela, presentes, ouro, incenso e mirra. Devido a carga simbólica, todos personagens representam algo. Assim, os animais representam a humildade, a paciência, o sofrimento, a bondade. Já os pastores são a família, a comunidade; enquanto que os reis magos são toda a humanidade, todos os povos e culturas e a estrela é a orientação da luz divina.
Entre os diversos materiais utilizados na produção das peças da Mostra estão: madeira, latinha, resina, metal, papel machê e até materiais inusitados como a palha de milho, epóxi ou tecido – entre outros. Vale destacar a participação dos usuários do Centro Pop de Araraquara, com dois presépios confeccionados através da reciclagem, utilizando materiais como garrafas pet, embalagens de iogurte, frascos de medicamentos, jornais, retalhos e bagaço de cana.
Ainda, cinco cenas sacras produzidas pelo artista araraquarense Edel Michetti (1930-1992) e pertencentes ao Acervo da Pinacoteca Mario Yabrrara de Almeida estão na Mostra. As cenas apresentadas são: “Calvário”, “Multiplicação dos pães e peixes”, “Jesus sendo retirado da cruz”, “Jesus com os enfermos” e “A última ceia”.
A Mostra tem entrada gratuita e pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 12 às 21 horas. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, n° 909, no Centro da cidade.

SERVIÇO:

XII Mostra de Presépios Artesanais

Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Período: de 09 a 23 de dezembro

Horário de visitação: segunda à sexta-feira, das 12 às 21 horas

Entrada gratuita

Tadeu Queiroz – jornalista da Prefeitura de Araraquara (MTB: 43.709/SP)
Secretaria Municipal de Comunicação