Home / Turismo / Notas do Turismo Paulista – 20 a 22 de Novembro de 2015

Notas do Turismo Paulista – 20 a 22 de Novembro de 2015

Capital da Cerâmica

Capital da Cerâmica

Portal em Porto Ferreira, foto do CREA local.

O que você estiver pensando em cerâmica certamente encontrará na cidade de Porto Ferreira. Bem, na verdade você irá encontrar até o que não estava pensando. A amostragem que trouxeram por ocasião de um dos Salões São Paulo de Turismo foi tentadora.

Às margens da Via Anhanguera, a 220 km de São Paulo e a 90 km de Ribeirão Preto, você tem uma cidade ideal para o Turismo de Compra. Pisos, móveis, artefatos de ferro, de vidro, de terracota e de resina, móveis em madeira e uma Galeria das Fábricas.

Pratos e vasos Bonsai, lanternas de pedra ou de cerâmica e uma infinidade de artigos para presentes fazendo de Porto Ferreira um ótimo Pólo Comercial de Decoração.

A Prefeitura tem uma Seção de Turismo para atender seus visitantes.


O que nós precisamos?

Vamos nos ater apenas aos aspectos do Turismo no Estado de São Paulo. Claro que isso envolve a Cultura, o Meio Ambiente e uma infinidade de outros segmentos interligados.

Mas… uma coisa de cada vez.

Então, nós mudamos a pergunta para: “O que o Estado de São Paulo pode fazer para incrementar o Turismo no Interior do Estado?

Bem, agora, você certamente já terá várias sugestões, segundo as observações que você fez durante as suas vividas experiências.

 


 

A “bola” está com você

Veja o quanto você pode colaborar com todos nós, se você fizer a sua sugestão por escrito e encaminhar para a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo Paulista, em encontro no dia 26 de novembro, às 09h30’, no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa.

É uma oportunidade de você sugerir algo necessário na sua visão, podendo até apresentar várias sugestões sobre o assunto.

Na ocasião dessa convocação, vários deputados e também vários técnicos estarão lá para te ouvir. Além disso, os pleitos por escrito servirão de base a levantamento, estudos e busca de soluções onde, de certa forma, também estará envolvido o Conselho Estadual de Turismo e o Secretário Roberto de Lucena com toda a sua boa equipe.

Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo

Local onde será a reunião do dia 26, da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo.


 

Virada Inclusiva

Você já conhece bem a ‘Virada Cultural’.

Agora é hora de participar da ‘Virada Inclusiva’ para celebrar o ‘Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida’.

A ‘Virada Inclusiva’ tem o propósito de reunir as pessoas com deficiência junto com os que não o são, em ações nas ruas, parques, museus, teatros, salas, e demais espaços possíveis.

Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, são três dias de oportunidades de todos juntos participarem.

Referida Secretaria neste ano coordenará a 6ª edição. Colabore você também e veja qual será a mais próxima de você.


 

Arte no Vale Histórico

O Vale Histórico Paulista é também chamado de Cidades Históricas Paulistas.

São as seis cidades na ponta leste do Estado de São Paulo. São elas: Silveiras, São José do Barreiro, Queluz, Arapeí, Areias e Bananal.

Em Bananal acontece a Feirart, uma feira de arte e artesanato do Vale Histórico, nos dias 28 e 29 de novembro, das 14 às 22 horas, na praça Rubião Jr.

Claro que no interior as festas são completas. Por isso além da exposição você pode contar com apresentações culturais, danças e shows musicais. Aproveite para visitar aquela bela região.

Fazenda Boa Vista

Fazenda Boa Vista, um atrativo em Bananal.


 

Centro Muilticultural

O aproveitamento de um só local para amplas salas de exposições, auditório, apresentações teatrais, shows num Centro Multicultural é o que está em avançada construção na Estância Turística de Paranapanema.

A represa de Jurumirim que banha a cidade tem cerca de cem quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura.

A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Visite Paranapanema

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – nov/2015)

AMITur – Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico
Contatos: amitur.sp@uol.com.br / atendimento@amitur.org.br