Home / Turismo / Notas do Turismo Paulista, de 01 a 03 de Abril de 2016

Notas do Turismo Paulista, de 01 a 03 de Abril de 2016

Piedade  no  bom   caminho

unnamed
Delegação da AMITur em Piedade.

A Delegação da AMITur visitou a cidade de Interesse Turístico de Piedade, e esteve composta por conselheiros de turismo do Estado, por jornalistas especializados, e por agentes de viagens operadores. Além do citytour, foi realizado um ‘show Case’ na sexta feira com a presença do Deputado Federal Herculano Passos, e uma reunião plenária na manhã de sábado, com a presença do Secretário de Estado Roberto de Lucena e platéia daquela região.   Piedade tem um fortíssimo Turismo Rural, destacando-se, entre outros itens, o artesanato, o turismo de eventos, a produção de incrível variedade de flores, a produção de alcachofras e de caquis.

Festa do Caqui

unnamed (1)
Festa do ‘Kaki Fuyu’, em Piedade.

Juntamente com Lucena, a Delegação da AMITur participou da inauguração da Festa do“Kaki Fuyu” na fazenda da laboriosa família Sakaguti, com muitas atrações, Jardim das Flores, pratos típicos e, ainda o sistema “Colhe e Pague” daqueles enormes caquis. Notamos ônibus com grupos de outras cidades, confirmando ser uma atração regional interessante. Claro que os pratos típicos não podem faltar numa ocasião como essa.  Jovens com os tradicionais shows com os seus tambores sempre agradam os visitantes. É um passeio que se recomenda. A Prefeitura local está dando total apoio ao turismo, e a sua Secretaria de Turismo atende o público na Praça da Bandeira, no centro de Piedade. Visite!

Volte  breve

Não contrariando um velho ditado:  O que é bom… dura pouco!

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo está perdendo neste fim de semana o seu até então titular, Dr. Roberto de Lucena.Temos a certeza de que o turismo do Estado não o perderá, pois certamente ele jamais deixará de nos ajudar no que estiver ao seu alcance, uma vez que ele se apaixonou pelo trabalho que ele constatou em todas as cidades em que ele esteve e, ainda, soube nos cativar com a sua honrada postura.  Que a sua equipe continue a postos é o que almejamos.

Produtos  infantis

unnamed (2)
Os turistas se encantam com os produtos de Tabatinga.

Tabatinga está localizada na região central do Estado, melhor acesso pela Rodovia Washington Luís.   Hoje ela é a nossa Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia e Produtos Infantis.  Durante décadas, a cidade se destacou com grandes produções de laranja. Mas, isso começou mudar na década de 90, tornando-se o maior pólo industrial no ramo de confecções infantis, desde os graciosos bichinhos de pelúcia até um completo dormitório infantil.     Mais de 40 indústrias do ramo estão em sua Associação Comercial, e os seus produtos costumam ser mostrados no Salão São Paulo de Turismo. Vale conferir.

Estação  da  língua

unnamed (3)
Símbolo do evento “Estação da Língua”, em Pirassununga.

No Centro de Convenções de Pirassununga, desde o dia 12 de abril até o dia 14 de maio, você poderá apreciar a exposição “Estação da Língua”, do Museu da Língua Portuguesa (o Museu cujo prédio foi destruído recentemente por incêndio, na capital).  É uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, prestigiando os Departamentos de Cultura e Turismo da cidade de Pirassununga, às margens da Via Anhanguera.  A visitação poderá ser feita das segundas aos sábados no citado Centro de Eventos, à Av. Painguás, 2014, Jardim do Lago. Com a nossa estranheza, aos domingos estará fechado, contrariando os turistas que vão àquela cidade exatamente nos domingos! Pode isso?

Não  entendeu  ainda?

 A gente cansa de falar, cansa de escrever, cansa de mandar e-mails, mas não adianta. A maioria das prefeituras não lê mesmo os avisos e as instruções que lhes são enviadas. No caso de ler e não entender… então o caso é mais grave!

De 186 (cento-e-oitenta-e-seis) pedidos de Municípios de Interesse Turístico que deram entrada na Assembléia, apenas 06 (s-e-i-s) chegaram com a documentação em ordem É sinal que estão apenas pedindo verba por pedir. Sem a menor consciência ou sem a menor responsabilidade do que deverá fazer com a dita verba. Se a documentação está incompleta, já é voz corrente de que a prefeitura está com a sua equipe incompleta ou é incompetente mesmo…

                                      (texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 03/2016)

Veja Também

Alesp aprova os primeiros municípios de interesse turístico

Municípios passam a ter o direito de receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios …

Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo, ligado à Uniara, realizam aula prática e visita técnica a Brotas

Atividades foram ministradas na última semana Na última semana, alunos do I módulo do Curso …

ABATur participa do Comtur

Câmara Municipal inclui entidade pioneira e representativa para Cultura e Turismo Rural com ênfase na …