Home / Destaque / NOVO HORIZONTE, UM EPICENTRO

NOVO HORIZONTE, UM EPICENTRO

Eis uma cidade numa região vasta e rica, que concentra bem mais do que um milhão de habitantes no seu entorno de apenas 150 km. Em épocas normais, Novo Horizonte detém a maior área aquática doce do Estado de São Paulo, e grande área de matas nativas preservadas.
Uma prova de que o lugar é muito agradável, basta apontar a existência de mais de 2.000 ranchos nas cercanias onde Rio Tietê banha o seu município. Observa-se que os proprietários de tais ranchos são procedentes de quase todo o Estado.

SEUS DESTAQUES

Encontra-se em Novo Horizonte um dos maiores plantéis de cavalos do país. A cidade disputa com as cidades de Avaré e Colina o direito de ser a Capital Nacional do Cavalo.
Ali é possível ter aulas de equitação, cavalgar, domar, avaliar e prevenir doenças, já que a cidade possui uma das principais clínicas para eqüinos.
Em Novo Horizonte se realiza a 3ª maior Festa do Peão Boiadeiro, e tem ainda como destaque a ‘Prova dos Três Tambores’ que é realizada no Parque do Cavalo (Não podia ter outro nome).

BURITAMA É SIMPATIA

Se lá nada mais tivesse, bastaria a calorosa e boa acolhida aos visitantes, naquela que é a cidade que faz parte do Núcleo das Prainhas. Localizada às margens do rio Tiete, na altura de Araçatuba, a cidade de Buritama se preparou para a exploração do Turismo Náutico, também aproveitando o lago formado pela Usina Nova Avanhandava.
A Praia Municipal de Buritama está entre as melhores da região. Ali são proporcionadas atividades de lazer aos seus freqüentadores e até torneios de jet-ski, campeonato de vôlei de praia, torneio de pesca, etc.
Há um Parque Turístico às margens do Tietê que oferece um enorme e convidativo espaço. Quando você estiver por aqueles lados, não se esqueça de programar uma estada em Buritama.
E, ainda tem o Barco “Odisséia” (bom serviço de bordo) que realiza um excelente passeio por paisagens deslumbrantes. É imperdível.

ANGÉLICA BOMBARDA

Cerâmicas originais de Angélica Bombarda.Eis aqui alguém que podemos chamar de ‘fora de série’.
Uma excelente artista plástica e importante colunista social. Assim podemos resumir em poucas palavras a Angélica Bombarda.
Seus dotes jornalísticos e a sua respeitável competência em vários setores da sociedade estão em seu Site sempre atualizado e que não deixa escapar notícias que envolvem o nosso turismo.
Ela ministrou cursos de técnicas em cerâmicas artísticas, artesanato e pintura clássica e moderna em porcelanas por vários anos. Atualmente atende ceramistas com cursos sobre técnicas e queimas de cerâmicas.
Seu ateliê está em Araraquara (Av. Gastão Vidigal, 833), onde você, certamente, vai acabar adquirindo uma das peças ali expostas. Pode-se dizer que seu ateliê é uma das atrações turísticas de Araraquara.

PARQUE INTERVALES

Esse Parque é tão grande que ocupa cinco municípios. São eles: Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Guapiara e Ribeirão Grande.
A sede do parque fica na cidade de Ribeirão Grande. Em sua parte mais alta tem 1.100 metros, com 45 cavernas calcárias formando um rico patrimônio espeleológico. Imensas riquezas de espécies animais e vegetais são abrigadas nesse trecho de Mata Atlântica.
O Parque foi criado em 1995, e em 1999 foi reconhecido pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, administra essa e outras 46 unidades de conservação.

BIRIGUI

O orelhão de Birigui já diz tudo... A nossa Capital Brasileira do Calçado Infantil também está pronta para receber turistas. Seu pólo industrial agrega mais de 200 empresas que produzem 60 milhões de pares de calçados.
O artesanato de Birigui vem se destacando pela confecção com folhas de bananeira, palha de milho, bucha vegetal, etc. São mais de mil as suas propriedades rurais, o que favorece o seu Turismo Rural. Mais informações: 0800-771-2156.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 10/02/2015)

Veja Também

Alesp aprova os primeiros municípios de interesse turístico

Municípios passam a ter o direito de receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios …

Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo, ligado à Uniara, realizam aula prática e visita técnica a Brotas

Atividades foram ministradas na última semana Na última semana, alunos do I módulo do Curso …

ABATur participa do Comtur

Câmara Municipal inclui entidade pioneira e representativa para Cultura e Turismo Rural com ênfase na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *