Home / Cultura / Oficina voltada à temática do desenho é ministrada por produtor audiovisual da Uniara, em Portugal

Oficina voltada à temática do desenho é ministrada por produtor audiovisual da Uniara, em Portugal

Guilherme Bonini esteve na cidade de Torres Vedras para a atividade, realizada entre os dias 23 e 28

Durante quase uma semana, o produtor audiovisual do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Bonini, ministrou uma oficina voltada à temática do desenho para crianças de escolas públicas da cidade de Torres Vedras, em Portugal. A atividade foi realizada entre os dias 23 e 28 de outubro. Segundo ele, “a experiência foi única”.

“Foi incrível, maravilhoso. As crianças entenderam perfeitamente o que foi proposto. O conteúdo era extenso, mas extremamente gratificante. Nós nos divertimos muito e elas aprenderam bastante a trabalhar com aplicativos e a criar animações. Durante todo o desenvolvimento, incentivei todas a produzirem, a serem realizadoras e animadoras e, no final, todas exibiram seus projetos e fizemos um debate no qual discutimos o processo”, relata o videomaker.

Dentro da proposta inicial, ele conta que os jovens deveriam criar animações em tablets e celulares, tendo como base uma obra do artista Will Eisner chamada “Cinema”. “A ideia foi trabalhar como se todos os alunos da oficina estivessem em um trem. Cada um imaginava o que está vendo nas janelas, para criar a obra coletiva”, explica.

Durante o processo, Bonini aproveitou para falar bastante sobre o cinema brasileiro. “Além de ensinar e dos testes e exercícios que fazíamos nos aplicativos, eu mostrava um pouco de nossa cultura por meio de algumas músicas brasileiras também. Eu brincava e dançava com eles. Os professores gostaram muito e também se dispuseram a participar da atividade”, lembra o produtor audiovisual.

Por conta do extenso número de aulas ministradas em diversas escolas públicas de diferentes regiões, Bonini comenta que a obra final da oficina ainda não foi concluída. “Assim que eu retornar ao Brasil, começo o processo de pós-produção. Já estou montando o material”, avisa.

A oportunidade de ministrar a atividade para as crianças surgiu por meio do Coletivo Brasil, do qual é integrante. “Recebi um convite do artista Lauro Monteiro, curador do Coletivo, desenvolvido juntamente com a cidade de Torres Vedras. A partir disso, escrevi um projeto, que foi selecionado”, esclarece.

No lado pessoal, o videomaker faz questão de mencionar que foi muito bem acolhido. “Todos me receberam de braços abertos. Eles são maravilhosos”, finaliza.

Informações sobre o NEAD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Mais detalhes sobre as atividades do Coletivo Brasil estão disponíveis no endereço www.facebook.com/groups/coletivobrasil2017.

Veja Também

Produtor do NEAD da Uniara ministra oficina voltada à área audiovisual, em Portugal

Atividade será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, na cidade de Torres …

Artista de rua surpreendido por Steven Tyler participou do Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados recebeu nessa semana, a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), …

“Ideologia”, quase 30 anos depois

Por Jonas Bezerra Na década de 1980, o Brasil respirava rock. Em São Paulo, no …