Home / Notícias / Programação cultural no Natal do Centro da cidade

Programação cultural no Natal do Centro da cidade

A árvore de Natal de 15 metros instalada no Paço Municipal, além de um ponto para “selfies”, este ano também se tornará um “ponto cultural” já que ao lado dela, a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart irão realizar uma programação cultural natalina.
As atividades serão realizadas gratuitamente nos dias 07, 09, 10 e 11 de dezembro, sempre com início às 19 horas. Música, dança e capoeira estão no programa. A abertura será realizada na segunda-feira, dia 07, quando o comércio passa a ficar aberto à noite. Três corais da cidade iniciam as atividades, com apresentações que trazem o clima de Natal em seus repertórios. São eles: O Consolador, Lysanias de Oliveira Campos e Conjunto Instrumental Feminino da Uniara.
Na quarta-feira (09) tem mais música: os alunos do Projeto Guri dão o tom para a apresentação, com coral, naipe de sopro e percussão. Além de cada grupo tocar uma música, no final todos se apresentam juntos, reunindo aproximadamente 33 crianças e jovens.
A quinta-feira (10) destaca as artes corporais, com a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) e das Oficinas Culturais Municipais de Capoeira. A EMD faz uma apresentação intitulada “O Ofertório”, baseada na música de Milton Nascimento; enquanto os alunos de Capoeira do Mestre Zezinho apresentam a “Dança do Coco”.
A programação cultural do Paço Municipal se encerra na sexta-feira (11), com a apresentação da Orquestra Jovem de Araraquara – destaque na cidade desde sua criação. O grupo vem com a proposta de surpreender o público e levá-lo a conhecer a música erudita de forma acessível e prazerosa.
Mostra de Presépios na Casa da Cultura – Vale destcar que, também no dia 07 – na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa– tem início a XII Mostra de Presépios Artesanais, que expõe presépios que revelam o mistério do nascimento de Jesus, com as mais variadas formas, materiais e técnicas de representação plástica. Aproximadamente 15 mini-presépios, além de 5 cenas sacras compõem a Mostra. Entre os diversos materiais utilizados na produção das peças da Mostra estão: madeira, latinha, resina, metal, papel machê e até materiais inusitados como a palha de milho, epóxi ou tecido – entre outros. A Mostra tem entrada gratuita e pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 12 às 21 horas. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, n° 909, no Centro da cidade.

Programação natalina

07/12
19h. Apresentação dos Corais:
– O Consolador
– Lysanias de Oliveira Campos
– Conjunto Instrumental Feminino da UNIARA
Local: Paço Municipal (ao lado da Árvore de Natal)

07 a 23/12
XII Mostra de Presépios Artesanais
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa

09/12
19h. Apresentação musical dos alunos do Projeto Guri
Local: Paço Municipal (ao lado da Árvore de Natal)

10/12
19h.“O Ofertório” – apresentação da Escola Municipal de Dança baseada na “Missa dos Quilombos”, de Milton Nascimento
“Dança do Coco” – oficinas culturais de capoeira – Mestre Zezinho
Local: Paço Municipal (ao lado da Árvore de Natal)

11/12
19h. Orquestra Jovem de Araraquara
Local: Paço Municipal (ao lado da Árvore de Natal)

– Paço Municipal: Rua São Bento, 840 – Centro
– Casa da Cultura: Rua São Bento, 909 – Centro

 

ARARAQUARA, DEZEMBRO DE 2015
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA
Fotos: João Carlos
Tadeu Queiroz – jornalista da Prefeitura de Araraquara (MTB: 43.709/SP)
Secretaria Municipal de Comunicação