Home / Notícias / Projeto Envelhecer Bem, da Educação Física da Uniara, abre inscrições para atividades físicas voltadas ao idoso

Projeto Envelhecer Bem, da Educação Física da Uniara, abre inscrições para atividades físicas voltadas ao idoso

Os estudantes do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Karina de Oliveira Rabelo dos Santos e Rafael Comelli, estão desenvolvendo o projeto de Iniciação Científica “Envelhecer Bem”, que visa à qualidade de vida do público da terceira idade. O trabalho, orientado pelo professor da graduação, Darwin Ianuskiewtz, está com inscrições abertas para pessoas com sessenta anos ou mais, e envolve atividades físicas na praça Pedro de Toledo. Após a bateria de avaliações dos inscritos, a previsão para o início do projeto, que será realizado aos sábados, é para o mês de outubro.

Os interessados devem se inscrever até o final de setembro pelo telefone/Whatsapp (16) 99759-7691, das 12h às 14h, pelo e-mail envelhecerbemnapraça@gmail.com, manifestando interesse e deixando contato, ou pelo Facebook, no link https://goo.gl/V4Amdq.

Os requisitos para as inscrições são: ser homem ou mulher com sessenta anos de idade ou mais, com atestado médico autorizando a prática de atividade física, que será de intensidade leve a moderada.

“A pesquisa terá suas atividades desenvolvidas das 8h às 10h30, durante cinco meses, porém, antes do início das práticas, serão realizadas avaliações físicas e multidimensionais – cognição, sintomas de depressão, autossatisfação, anamnese e qualidade de vida subjetiva, entre outras -, a fim de rastrear o perfil dos voluntários”, explica Karina.

Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, ela conta que as avaliações serão realizadas antes e após o término dos cinco meses do programa de exercícios físicos, recreativos e dinâmicos, “com o objetivo geral de analisar se haverá melhora na qualidade de vida, tendo em vista que vários estudos indicam que a prática de atividade física, orientação em saúde e a socialização interferem positivamente nessa melhora, que é subjetiva de cada participante”.

“Em todos os dias serão convidados estudantes e profissionais de cursos da área da saúde – Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Medicina da Uniara, e Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, além dos alunos de Educação Física que estão desenvolvendo o projeto -, com ênfase em orientação e educação em saúde, que envolvem atividades com uma equipe multidisciplinar”, detalha Karina.

A estudante ressalta que a pesquisa busca parcerias para a realização dos exames médicos e para doações de materiais recicláveis – garrafas pets de vários tamanhos, cabos de vassouras etc -, para confecção de itens que serão utilizados nas atividades, além procurar pessoas que se interessem por confeccionar os materiais por meio de oficinas, e alunos que tenham interesse em fazer parte da equipe.

O projeto conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal – GEPAFICO da Uniara e de alunas do curso de Gerontologia da UFSCar.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereçowww.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.