Home / Notícias / Sábado (22): desfile homenageia os 198 anos de Araraquara

Sábado (22): desfile homenageia os 198 anos de Araraquara

No dia do aniversário da cidade, diversos participantes prestam suas homenagens (fotos: João Carlos)

Com o tema “Cidade do desenvolvimento: emprego com qualidade de vida”, o desfile cívico de aniversário de Araraquara será realizado no dia 22 de agosto, sábado, sob organização da Prefeitura de Araraquara – por meio das secretarias da Cultura e Educação. O desfile em homenagem aos 198 anos da cidade terá início às 9 horas, na Avenida Bento de Abreu.

O trajeto continua o mesmo: saindo do pavilhão principal do Cear, onde será o ponto de concentração e local de partida. Os participantes passarão pelo Gigantão e seguirão pela Bento de Abreu.

Além das crianças – maioria do desfile – a grade de participantes conta com escolas municipais, particulares, instituições, clubes de serviços, secretarias municipais, programas e projetos sociais do município, entre outras instituições que irão prestar suas homenagens à cidade.

 

Participantes – O desfile conta com os carros antigos do Clube Os Intocáveis. A participação de instituições, como: Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal, defesa Civil é uma das atrações do evento.

Como todo ano, a Banda Dragões de Araraquara (Banda Marcial Olávio Fellipe) enriquece a apresentação com seus músicos e balizas bastante animados. As Bandas de Trabiju e Ibaté ajudam a enriquecer a festa, trazendo suas sonoridades.

O Programa Municipal de Educação Infantil, as escolas municipais de Educação Integral e de Ensino Fundamental, assim como o CETEC (Centro Educacional e Técnico de Araraquara) também garantiram levar suas homenagens para a Av. Bento de Abreu. Também estão confirmados: o Programa Escola da Família, os participantes das Oficinas Culturais Municipais, a Escola Estadual Antônia Eugênia Martinse o programa de Ensino Integral de cinco escolas estaduais.

Também: o Grupo Escoteiros Araraquara José Luis Torquato, o Grupo Escoteiros Morada do Sol, a Ordem Demolay, o SOS Bombeiros e LBV (Legião da Boa Vontade) confirmaram presença no evento.

Vale destacar a presença da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Fundesport com diversos atletas no desfile, assim como do Center Soccer. Para finalizar, haverá uma Cavalgada, com diversas comitivas e amazonas conduzindo as bandeiras.

 

Escolas homenageiam empresas – As escolas municipais – por meio da participação de alunos, professores e funcionários – são destaques no desfile do aniversário. As escolas do campo, EMEFs e CERs: Eugênio Trovatti, Maria de Lourdes da Silva Prado e Prof. Hermínio Pagotto – irão homenagear o os trabalhadores da Agricultura Familiar.

Já as outras EMEFs (escolas municipais) irão prestar homenagens às empresas de destaque e importância na cidade: Prof.ª Dr.ª Ruth Villaça Correia Leite Cardoso (MPD Engenharia), Prof.ª Altamira Amorim Mantese (HP Araraquara), Prof. Henrique Scabello (Ibayo), Prof. Luiz Roberto Salinas Fortes (Raizen), Rafael de Medina (Fortaleza), Prof. Waldemar Saffiotti (Capgemini), CAIC Eng.º Ricardo Caramuru de Castro Monteiro (Big Dutchman), CAIC “Prefeito Rubens Cruz (Alumínio Ramos), Prof.ª Gilda Rocha de Mello e Souza (Nigro), Prof. José Roberto Pádua de Camargo (Iesa), Prof.ª Olga Ferreira Campos e NEJA Irmã Edith (Cast).

Ainda, os CEs (Centros Educacionais) também participam da homenagem da seguinte forma: Piaquara (Nestlé), Aléscio G. dos Santos (Cutrale), Fundecitrus (Hyundai), Pref. Rubens Cruz (Lupo) e AABB Comunidade (Infosys). Também, a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira marca presença homenageando a Moura Informática, enquanto os alunos da Educação Infantil reverenciam a GasBrasiliano.

 

Programação – Vale destacar que, também no dia 22, será realizada apresentação da Banda Sinfônica do Estado de S. Paulo, no Teatro Municipal, às 20 horas. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, a partir das 13 horas (2 ingressos por pessoa).

Um dia antes do aniversário da cidade, no dia 21, a Praça do Carmo recebe a tradicional “Seresta para Todos – A Caminho do Sol”, com música de qualidade e apresentações gratuitas à população. A festa começa às 20 horas, com show da Banda Flor de Abóbora e apresentação de Renato Teixeira. O evento será promovido pela GasBrasiliano, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara.

Ainda, no dia 23 de agosto, com a realização das rádios Morada e Cultura, acontece o Show de Aniversário da Cidade, com a participação dos seguintes artistas: Lucas Fernandes e Tiago, Carol Dança, Marcos Vinny, Tanatã e Luã, Hérico Neto e Daniel, Matheus Ghidelli, Alex Ventura, Zé Felipe, João Lucas e Matheus, Fred e Gustavo, Felipe e Ferrari, Grupo Pixote, Naiara Azevedo, Zé Henrique e Gabiel.

A programação completa das atividades do aniversário da cidade segue até o final do mês e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *