Home / Cultura / Viviane & Rafaela, a nova dupla da música regional

Viviane & Rafaela, a nova dupla da música regional

Enquanto o universo da música sertaneja traz duplas com rostos jovens, calças agarradas, botas de bico fino, camisetas xadrez – estereótipos de sucesso garantido – eis que em Araraquara surge uma dupla feminina, formada por duas belas jovens e que já estão se destacando na região.

No entanto, indo na contramão do sucesso como o sertanejo universitário, elas cantam a essência da música sertaneja, o conhecido “modão” caipira. Viviane & Rafaela traz em seu repertório ícones como Teodoro & Sampaio, Tião Carreiro & Pardinho, Tonico & Tinoco, Nestor & Nestorzinho, Dino Franco, Tião do Carro entre outros.

“Eu gosto do modão caipira, está no sangue, nasci com isso. Estava procurando uma parceira quando conheci Viviane num curso de viola. Daí, nos conhecemos e fui no final de dezembro do ano passado tocar numa confraternização de sua família. Daí, pintou a ideia da dupla”, diz Rafaela.

As duas jovens têm longa familiaridade com a música sertaneja. Há 12 anos, Viviane Malara integrava a dupla Flor Morena & Rosa Branca. A dupla se apresentou por três anos e depois se desfez. Ela ficou longos 8 anos afastada dos palcos. O desejo de voltar para música fez com que fosse cursar aula de viola. “Foi algo predestinado”, diz.

Também de Araraquara, mas residindo em Américo Brasiliense, Rafaela Martins tem uma história um pouco diferente. “Acredito que a música sertaneja está em meu sangue, ninguém me incentivou. Tudo aconteceu quando eu tinha 6, 7 anos. Na época comecei a entender as letras”, diz. O contato com a viola aconteceu somente aos 17 anos.

“Nasci numa época errada. Eu tocava teclado. Pedi uma viola para minha mãe e ela me disse que daria se eu aprendesse a tocar o violão que estava encostado lá em casa”, relembra sorrindo a jovem que até o final do ano passado havia se apresentado com vários parceiros em eventos da região.

Viviane & Rafaela reiniciam assim um projeto musical que ficará marcado na música sertaneja regional, assim como outras grandes nomes como as Irmãs Marcianas, Irmãs Galvão entre outras. No repertório, músicas como “Viola Divina”, “O Menino da Porteira”, “Velho Amor”, “Chico Mineiro”, “Tristeza do Jeca” e “Sonho de Caboclo”.

Num ambiente genuinamente do campo, os ensaios acontecem durante e nos finais de semana, ora na Chácara Amigo dos Cavalos ora na Chácara Martins. A dupla já inicia o trabalho de divulgação de seu primeiro de muitos projetos. Salve a música sertaneja, a música caipira…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *